O programa de monitoria é uma das estratégias de complementação da formação de docentes durante a graduação e que propicia uma relação cotidiana com docentes e discentes a partir da construção de situações de ensino-aprendizagem. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelas monitoras durante a execução de aulas teóricas e práticas nas disciplinas de Biologia Celular e Anatomia Humana no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), nos períodos compreendidos entre 2012 a 2015. Serão analisadas as possíveis contribuições de algumas atividades no processo de formação docente das alunas-monitoras. Em síntese, identificamos a monitoria como uma experiência essencial por oportunizar a vivência de forma concreta, preparando as monitoras para a atuação no ensino das Ciências Biológicas, seja em nível médio, como em nível superior. Dessa forma, nos familiarizando com o cenário de ensino, possibilitando o conhecimento de práticas pedagógicas em consonância com o conteúdo a ser trabalhado e minimizando a ansiedade do futuro profissional ao adentrar a sala de aula.