O presente trabalho tem como objetivo principal investigar o que estudantes do Curso de Pedagogia entendem por afetividade, cognição, ato motor e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. Participaram dessa pesquisa quatro (4) estudantes do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, sendo que o local selecionado para a realização dessa investigação foi a Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras/PB. A coleta dos dados foi realizada a partir da aplicação de uma entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa nos possibilitaram compreender através da conceituação das estudantes acerca de cada conjunto funcional proposto pela psicogenética walloniana, que aquelas que tiveram a oportunidade de ter um contato, mesmo que sucinto, com a teoria de Henri Wallon em algum momento do curso, detêm uma concepção mais embasada na integralidade do indivíduo que aprende do que a que não teve nenhum contato com a discussão. A relação dos conjuntos funcionais – afetividade, cognição e ato motor – é visto pelas discentes como imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem, pois, na medida em que se compreende o desenvolvimento humano pautado numa perspectiva integradora, os professores terão, possivelmente, um olhar mais sensibilizado e atento em meio às etapas de desenvolvimento que perpassam a formação dos seus educandos. Portanto, na medida em que os professores em processo de formação, bem como os profissionais que já atuam no âmbito educacional, compreendem o desenvolvimento humano de forma não fragmentada, estes passam a enxergar a possibilidade de desenvolvimento integral do sujeito, tendo em vista as especificidades que compõem a formação desses indivíduos para além da potencialização, apenas, do conjunto cognitivo, mas também motor e afetivo, dando lugar, assim, ao desenvolvimento integral visto pela psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon.