Esta pesquisa investigou as mudanças mais significativas implementadas na rede estadual fluminense, nos últimos dois anos, a partir da introdução da Gestão Integrada da Escola, GIDE, e as principais medidas que caracterizaram o planejamento estratégico da SEEDUC-RJ, acompanhadas por meio de pesquisa empírica efetuada em um colégio estadual fluminense, no município de Niterói, com foco no ensino médio, última etapa da educação básica. Objetivamos verificar as medidas implementadas, seus impactos na qualidade do ensino oferecido, que papel cabe ao corpo docente do colégio nesta relação com a SEEDUC, buscando analisar se a gestão democrática da escola e as oportunidades de inserção autônoma dos educandos na sociedade vêm sendo garantidas. A metodologia adotada consistiu na realização de entrevistas com a coordenadora pedagógica e alguns professores, aplicação de questionários com perguntas abertas, tanto para os alunos, como para os professores, com análise qualitativa dos dados coletados, acrescida da análise da legislação da SEEDUC-RJ, cotejada com as principais leis educacionais federais e pesquisa bibliográfica. Durante a pesquisa, realizada por um período de quase dois anos, pudemos verificar que as modificações introduzidas pela Secretaria de Educação tiveram como eixo a introdução, no sistema educacional fluminense, de políticas gerenciais, com foco em resultados, visando atender às demandas de mercado, restringindo a autonomia dos docentes, impondo um "currículo mínimo" inadequado e um controle excessivo nas escolas, inclusive, de condutas. A pesquisa nos possibilitou identificar procedimentos análogos aos propostos no documento do governo federal, "Pátria Educadora", antecipando a sua aplicação no Estado do Rio de Janeiro.