O Estágio Supervisionado é um momento, na formação inicial, que possibilita a mobilização das competências docentes através do movimento reflexão-ação-reflexão. Nesse sentido, analisou-se, nesta pesquisa, os aspectos centrais que constituem a gestão de um Centro Municipal de Educação Infantil do município de Natal/RN. O objetivo foi conhecer as características da organização e gestão escolar, bem como debater as concepções que permeiam a prática. Partiu-se, como fundamentação teórica, de autores como Libâneo (2013) e Saviani (2001), que defendem a gestão democrática da educação. Tal concepção encontra-se também prevista na legislação educacional. Constatou-se que o exercício da autonomia pela unidade escolar (dimensão meso) é obstaculizado pela a Secretaria Municipal de Educação (dimensão macro), ocorrendo uma centralização das decisões, dissociadas da comunidade escolar. Observou-se também que há falta de participação das famílias e ausência de diálogo entre o gestor e os responsáveis pelos alunos. Concluiu-se que uma gestão democrática participativa deve: considerar a participação da comunidade escolar na nomeação dos diretores de escola; estimular associação de pais; constituir o conselho escolar; estimular a participação da comunidade escolar na formulação do projeto político-pedagógico, plano de gestão e regimento; envolver os pais na avaliação de docentes e gestores escolares; e favorecer processos de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira.