A atuação ativa do aluno é essencial para o processo de aprendizagem, mas para que tal participação aconteça, é fundamental que os professores possam abordar conteúdos significativos aos estudantes através de estratégias didáticas que estimulem esse tipo de participação. O tema Drogas apresenta-se de forma relevante, devendo ser abordado de modo a despertar o interesse dos estudantes e visando possibilitar aprendizagens que auxiliem na prevenção ao uso indevido de drogas. Nesse sentido, o presente trabalho pretende identificar a concepção dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre a utilização de jogos para abordagem sobre drogas. Este trabalho consiste num recorte da minha dissertação de mestrado e a metodologia utilizada para atingir o objetivo desta pesquisa consistiu na aplicação de um questionário com perguntas abertas para alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Fortaleza. A pesquisa indicou que os alunos desejam um tipo de aula diferente que permita uma participação ativa deles e possibilite que eles interajam entre si e atinjam a aprendizagem. Além disso, os estudantes relataram opiniões favoráveis à aplicação de jogos sobre drogas, afirmando que o jogo é um recurso diferente, que diverte e possibilita a aprendizagem sobre esse assunto. Esses resultados poderão auxiliar no direcionamento para os educadores perceberem o jogo como um recurso possível para a abordagem do tema Drogas e, assim, auxiliar na prevenção ao uso indevido destas.