RESUMO: O presente trabalho objetivou desenvolver através do projeto intitulado “Repensando o bioma caatinga” atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável, ao bioma caatinga e à educação ambiental por meio de experiências prático-metodológicas no ensino de biologia junto a alunos do ensino médio de escola estadual do semiárido paraibano, nordeste do Brasil. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, Município de Cuité-PB, tendo como foco principal uma turma do 2º ano do ensino médio (n = 29). As atividades foram divididas em etapas, as quais incluíram aulas teóricas e práticas, como aulas expositivo-dialogadas, trilha ecológica, produção de mudas nativas, e distribuição das mesmas em ações coletivas que envolveram a população local. Portanto, a utilização de novas metodologias e práticas pedagógicas que visem superar a tradicional educação teorizada, principalmente no ensino de ciências e biologia, se tornam estratégias mais que necessárias para se realizar o verdadeiro propósito do aprender, qual seja, a formação de cidadãos críticos e conscientes. Permite-se ainda a inclusão da educação ambiental como uma aliada do currículo escolar na formação participativa na busca de uma reformulação na educação, tão necessária diante de diversas dificuldades enfrentadas no ensino de ciências e biologia.