Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DA CAATINGA: UMA EXPERIÊNCIA PRATICO-METODOLÓGICA JUNTO A ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS, CUITÉ-PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CAATINGA, CONSERVAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Ambiental
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15908
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2557
    "inscrito_id" => 10519
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DA CAATINGA: UMA EXPERIÊNCIA PRATICO-METODOLÓGICA JUNTO A ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS, CUITÉ-PB"
    "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho objetivou desenvolver através do projeto intitulado “Repensando o bioma caatinga” atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável, ao bioma caatinga e à educação ambiental por meio de experiências prático-metodológicas no ensino de biologia junto a alunos do ensino médio de escola estadual do semiárido paraibano, nordeste do Brasil. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, Município de Cuité-PB, tendo como foco principal uma turma do 2º ano do ensino médio (n = 29). As atividades foram divididas em etapas, as quais incluíram aulas teóricas e práticas, como aulas expositivo-dialogadas, trilha ecológica, produção de mudas nativas, e distribuição das mesmas em ações coletivas que envolveram a população local.  Portanto, a utilização de novas metodologias e práticas pedagógicas que visem superar a tradicional educação teorizada, principalmente no ensino de ciências e biologia, se tornam estratégias mais que necessárias para se realizar o verdadeiro propósito do aprender, qual seja, a formação de cidadãos críticos e conscientes. Permite-se ainda a inclusão da educação ambiental como uma aliada do currículo escolar na formação participativa na busca de uma reformulação na educação, tão necessária diante de diversas dificuldades enfrentadas no ensino de ciências e biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CAATINGA, CONSERVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID10519_09092015152615.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENA CABRAL DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "HELENA CABRAL"
    "autor_email" => "heleninha_cabral@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15908
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2557
    "inscrito_id" => 10519
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DA CAATINGA: UMA EXPERIÊNCIA PRATICO-METODOLÓGICA JUNTO A ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS, CUITÉ-PB"
    "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho objetivou desenvolver através do projeto intitulado “Repensando o bioma caatinga” atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável, ao bioma caatinga e à educação ambiental por meio de experiências prático-metodológicas no ensino de biologia junto a alunos do ensino médio de escola estadual do semiárido paraibano, nordeste do Brasil. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, Município de Cuité-PB, tendo como foco principal uma turma do 2º ano do ensino médio (n = 29). As atividades foram divididas em etapas, as quais incluíram aulas teóricas e práticas, como aulas expositivo-dialogadas, trilha ecológica, produção de mudas nativas, e distribuição das mesmas em ações coletivas que envolveram a população local.  Portanto, a utilização de novas metodologias e práticas pedagógicas que visem superar a tradicional educação teorizada, principalmente no ensino de ciências e biologia, se tornam estratégias mais que necessárias para se realizar o verdadeiro propósito do aprender, qual seja, a formação de cidadãos críticos e conscientes. Permite-se ainda a inclusão da educação ambiental como uma aliada do currículo escolar na formação participativa na busca de uma reformulação na educação, tão necessária diante de diversas dificuldades enfrentadas no ensino de ciências e biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CAATINGA, CONSERVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID10519_09092015152615.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENA CABRAL DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "HELENA CABRAL"
    "autor_email" => "heleninha_cabral@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

RESUMO: O presente trabalho objetivou desenvolver através do projeto intitulado “Repensando o bioma caatinga” atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável, ao bioma caatinga e à educação ambiental por meio de experiências prático-metodológicas no ensino de biologia junto a alunos do ensino médio de escola estadual do semiárido paraibano, nordeste do Brasil. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, Município de Cuité-PB, tendo como foco principal uma turma do 2º ano do ensino médio (n = 29). As atividades foram divididas em etapas, as quais incluíram aulas teóricas e práticas, como aulas expositivo-dialogadas, trilha ecológica, produção de mudas nativas, e distribuição das mesmas em ações coletivas que envolveram a população local. Portanto, a utilização de novas metodologias e práticas pedagógicas que visem superar a tradicional educação teorizada, principalmente no ensino de ciências e biologia, se tornam estratégias mais que necessárias para se realizar o verdadeiro propósito do aprender, qual seja, a formação de cidadãos críticos e conscientes. Permite-se ainda a inclusão da educação ambiental como uma aliada do currículo escolar na formação participativa na busca de uma reformulação na educação, tão necessária diante de diversas dificuldades enfrentadas no ensino de ciências e biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.