O holocausto foi um assassinato em massa de vários grupos minoritários como: comunistas, prisioneiros de guerra, homossexuais, negros, ciganos, judeus, durante a Segunda Guerra Mundial, no maior genocídio do século XX, liderado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista. Para um melhor aprofundamento sobre o Holocausto, optamos em adotar o procedimento metodológico através de revisão bibliográfica, partindo da análise do livro “O Menino do Pijama Listrado” do autor John Boyne- 2013, com a obra fílmica “O Menino do Pijama Listrado”, que é uma adaptação deste mesmo livro. O filme representando o livro, passa no contexto histórico de 1940, contando a história de Shmuel uma criança de descendência judaica, no olhar de Brunocriança de nove anos de origem alemã, que não sabe nada sobre o Holocausto. A máquina alemã de ideologia esta voltada a manipular, essa prática de campos de concentração torno se recorrente dentro e fora do território alemão visando impor tendências totalitárias, a preocupação estava no seio da sociedade que ali viviam até mesmo para os alemães que eram tidos como subversivos, a sociedade encontrava se traumatizada com a metodologia de ensino tida pelos os governantes de ponta. O filme “O Menino de Pijamas Listrado” deixa claro quando o tutor “Herr Liszt” visava apenas História e Geografia, essa História e Geografia esta voltada apenas no que o currículo da Alemanha totalitária queria implantar nas mentes das crianças. Enfatizando esta passagem desta obra fílmica o horror do nazismo, que acabou de uma maneira ou de outra com a vida de muitas pessoas.