No processo de ensino-aprendizagem é preciso levar em consideração as características particulares do indivíduo. A maioria dessas características está de forma aparente, porém, outras características são menos visíveis. Dentro dessa temática, a psicomotricidade torna-se bastante relevante, haja vista, que estuda justamente a “integração entre psiquismo e motricidade”, ou seja, a realização das atividades, a postura, as atitudes, as expressões. Outro ponto relevante de estudos relacionados à psicomotricidade está na necessidade de mais publicações de trabalhos relacionados na área da educação. Este trabalho trata de uma aplicação da Bateria Psicomotora, sendo realizada na residência da criança, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. Sendo, realizado e analisado por meio de um estágio de alunos do 4° período do Curso de Psicologia da Faculdade Santa Maria-PB. Tendo como objetivo analisar a desenvoltura psicomotora de uma criança com 10 anos de idade buscando relacionar ao processo de ensino-aprendizagem. Para a coleta de dados foi usado como instrumentos a Bateria Psicomotora segundo Fonseca (2012), além de uma anamnese da criança através de sua mãe. Destacamos aqui a lateralidade, onde, a criança realizou as tarefas com ligeiras hesitações e perturbações psicotônicas e com perfis discrepantes entre os telerreceptores e proprioefetores, sem, no entanto, revelar confusão. Porém, durante a realização da tarefa, a criança executou os exercícios de maneira adequada, mostrando predominância pelo lado direito, onde, é de mais dominância. Pode-se contribuir para se buscar um bom desempenho da criança de acordo com as características próprias da idade em relação ao desenvolvimento da psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem.