Este trabalho apresenta argumentações crítico-reflexivas baseadas nas perspectivas de estudantes sobre aspectos multiculturais abordados na formação inicial de professores e a influência destes em sua atuação profissional a partir da pesquisa “Formação de Professores na Universidade Federal Fluminense: perspectivas multiculturais”, realizada no ano de 2014, com 215 alunos de cursos de licenciatura, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo central é apresentar, analisar e discutir dados levantados a partir das respostas registradas mediante a aplicação de um questionário semiaberto, composto por 21 questões. A questão enfatizada aqui será a de nº 18 (Q18), que tem como enunciado: “As disciplinas curriculares de seu curso têm contribuído com saberes e experiências que possibilitem sua preparação para lidar com diferenças em sala de aula? Justifique”. O desenvolvimento do texto reflete uma análise qualitativa sobre os dados quantitativos levantados pelo posicionamento dos discentes nas proposições feitas. Entende-se que os resultados apresentados neste trabalho são de grande valia no contexto das licenciaturas, que podem se constituir enquanto espaço de rica construção, desdobrando-se nas práticas e concepções de futuros educadores, que alcançarão outros sujeitos em processos diferenciados de construção de conhecimento e de exercício de cidadania. Sendo assim, dimensionar as percepções e perspectivas dos licenciandos sobre os elementos multiculturais que configuram seu próprio processo de formação profissional denota-se ser de grande relevância – tanto para a compreensão sobre o que já está posto enquanto projeto político-pedagógico da universidade quanto para o que se almeja propor diante das metas que se configurem como necessárias de serem alcançadas.