Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A QUESTÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E IDENTIDADE FEMININA NA ESCOLA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, LIVRO DIDÁTICO Pôster (PO) / Poster Submission Gênero, Sexualidade e Educação
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É inegável que o ensino/aprendizagem deve ser embasado na desconstrução do preconceito e, nessa perspectiva, deve compreender questionamentos sobre os padrões de desigualdade de gênero e incentivar, na escola, a diversidade de comportamento de homens e mulheres, bem como o respeito pelo sexo oposto. Pressupõe-se, portanto que o livro didático, muitas vezes, único aporte de aprendizagem para o aluno, deve dar subsídios suficientes para o desenvolvimento dessa temática, no entanto, através desta pesquisa percebeu-se que nem sempre isso acontece. O desvelamento desta análise se deu através de estudo comparativo entre as abordagens sobre este tema nos livros selecionados, as recomendações e objetivos apresentados nas Diretrizes para elaboração do LDPs e as propostas expressas no caderno de temas transversais – Orientação Sexual - bem como em todo o material dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental. Para tanto, foram avaliados três LDPs de Língua Portuguesa que fazem parte do Plano Nacional do Livro Didático. Problematizou-se, então, quanto à ocorrência da temática das relações de gênero e identidade feminina nos gêneros textuais e fragmentos de texto encontrados nestes LDPs e à forma como essa temática é abordada nas atividades de interpretação/compreensão destes textos. Analisou-se também se houve indicação de práticas complementares ao ensino. Constatou-se que apesar do que se apregoa nos parâmetros vigentes e das muitas conquistas que se refere à discussão sobre a igualdade de gênero na educação, ainda há pouco enfoque nessa temática e quando esta é discutida, persistem os padrões sancionados tradicionalmente que configuram relações de poder do masculino sobre o feminino reproduzindo, assim, desigualdades.O presente trabalho teve por objetivo analisar o corpus textual concernente às relações de gênero, presentes nos Livros Didáticos de Português (LDPs) do nono an" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA11_ID5523_17082015103706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISKAIME DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ISKAIME SOUSA" "autor_email" => "iskaime_prof@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS - FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15306 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 817 "inscrito_id" => 5523 "titulo" => "A QUESTÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E IDENTIDADE FEMININA NA ESCOLA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo analisar o corpus textual concernente às relações de gênero, presentes nos Livros Didáticos de Português (LDPs) do nono ano do ensino fundamental. 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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar o corpus textual concernente às relações de gênero, presentes nos Livros Didáticos de Português (LDPs) do nono ano do ensino fundamental. É inegável que o ensino/aprendizagem deve ser embasado na desconstrução do preconceito e, nessa perspectiva, deve compreender questionamentos sobre os padrões de desigualdade de gênero e incentivar, na escola, a diversidade de comportamento de homens e mulheres, bem como o respeito pelo sexo oposto. Pressupõe-se, portanto que o livro didático, muitas vezes, único aporte de aprendizagem para o aluno, deve dar subsídios suficientes para o desenvolvimento dessa temática, no entanto, através desta pesquisa percebeu-se que nem sempre isso acontece. O desvelamento desta análise se deu através de estudo comparativo entre as abordagens sobre este tema nos livros selecionados, as recomendações e objetivos apresentados nas Diretrizes para elaboração do LDPs e as propostas expressas no caderno de temas transversais – Orientação Sexual - bem como em todo o material dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental. Para tanto, foram avaliados três LDPs de Língua Portuguesa que fazem parte do Plano Nacional do Livro Didático. Problematizou-se, então, quanto à ocorrência da temática das relações de gênero e identidade feminina nos gêneros textuais e fragmentos de texto encontrados nestes LDPs e à forma como essa temática é abordada nas atividades de interpretação/compreensão destes textos. Analisou-se também se houve indicação de práticas complementares ao ensino. Constatou-se que apesar do que se apregoa nos parâmetros vigentes e das muitas conquistas que se refere à discussão sobre a igualdade de gênero na educação, ainda há pouco enfoque nessa temática e quando esta é discutida, persistem os padrões sancionados tradicionalmente que configuram relações de poder do masculino sobre o feminino reproduzindo, assim, desigualdades.

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