O presente estudo teve por objetivo geral compreender como as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na hora do recreio agem com relação às brincadeiras e as manifestações da sexualidade. Como objetivos específicos tivemos: analisar as intervenções e ocorrências, que se dá no recreio e analisar as brincadeiras no horário do recreio escolar, observando a questão da sexualidade. A metodologia foi de cunho qualitativo e utilizamos como procedimentos de coleta de informações a entrevista semiestruturadas e observação participante. Foi interlocutora da pesquisa a coordenadora pedagógica da escola observada assim como os estudantes na hora do recreio escolar. Nossos aportes teóricos constituíram-se de autores que discutem a temática da Educação Sexual e também sobre o recreio escolar conforme as nossas referências. Os resultados apontam que a escola, ao promover conhecimento sobre sexualidade fortalece aos estudantes criando condições para tomadas de decisões que evitem o preconceito e estereótipos; a escola também precisa entender o recreio como um momento de aprendizagens e que necessita da presença e atuação de um profissional para realizar tal atividade e que a sexualidade está presente desde muito cedo no ambiente da escola, especialmente no horário do recreio sendo um momento privilegiado para a criança brincar, conversar abertamente, diversificar seus laços de amizades e aprender a respeitar as diferenças. A nossa expectativa é as socializações aqui no presente texto provoquem novas reflexões com vistas ao trabalho com a Educação Sexual e a formação dos profissionais da educação para as questões da sexualidade, em especial o recreio.