O presente trabalho aborda a importância da prática da leitura em sala de aula, tendo em vista o incentivo do professor perante o favorecimento satisfatória do ensino e aprendizagem do aluno. A partir da observação da falta de interesse dos alunos em realizar leituras, buscamos mostrar que a obtenção de bons resultados da leitura somente acontecerá quando houver a junção da prática do incentivo do professor para com os alunos. Através das análises realizadas, num total de 10 aulas, no período de Estágio em uma instituição de ensino de rede pública do Município de Catolé do Rocha-PB, proporcionado pela disciplina Estagio Supervisionado I, realizamos uma observação de como acontecia efetivamente o desenvolvimento da prática de ensino de Língua Portuguesa, mas especificamente, a prática de leitura em uma turma de 6° ano fundamental, atentando para as técnicas do professor no que diz respeito à leitura e a compreensão de textos verbais, mostrando a postura do docente diante das dificuldades que norteiam a prática da leitura, sendo esta fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Essa pesquisa efetivou-se como bibliográfica e de campo, sendo orientada pelos teóricos que abordam o tema, como Leffa (1996), Freire (1989), PCN’s (2001), entre outros que se preocupam em explanar o conteúdo. Ao longo desse estudo, foi perceptível a evolução dos alunos no que diz respeito à leitura prazerosa e bem-sucedida e suas contribuições no tocante ao desenvolvimento da oralidade e da escrita, justificando a metodologia de ensino satisfatória para o processo de um ensino eficaz e produtivo.