Desde primórdios da educação brasileira é possível inferir que os livros didáticos são essenciais nos mecanismos da homogeneização dos conceitos, conteúdos e metodologias educacionais, constituindo assim uma contextualização que é estabelecida como um dos princípios para a organização do currículo por meio de temas relacionado à vivência dos alunos. Em relação à investigação científica, é visto atualmente um interesse maior pela análise de conteúdos abordados. Nesse sentido, quatro coleções de livros didáticos de Química do Ensino Médio foram analisados, com o objetivo de analisar se houve uma melhor abordagem das descobertas científicas e da contextualização do conteúdo. Nesse trabalho foi utilizada uma metodologia para investigação do conteúdo em questão baseada no método desenvolvido por um educador, no qual é representado por “um conjunto de técnicas de análise das comunicações, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens” dessa forma foi feito comparativos comuns em relação ao tema investigado, observando: a definição de átomo, a evolução dos modelos atômicos, a visão quântica da matéria e de suas partículas elementares. Os resultados observados mostram que os conteúdos de estrutura atômica e evolução do modelo atômico foram abordados em todos os livros didáticos investigados, e o diferencial em relação aos livros mais antigos é a abordagem do cotidiano à medida que o conteúdo é apresentado. Os resultados também mostram que em apenas um livro foi observada a visão quântica da estrutura atômica, porém nota se que esse conhecimento mais detalhado do conteúdo, muitas vezes não é considerado necessário para o nível do Ensino Médio, não sendo abordado por muitos professores.