BEZERRA, Lianeide Mayara et al.. A escola enquanto espaço de inclusão social. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15116>. Acesso em: 22/11/2024 17:44
Este artigo versa sobre o trabalho interdisciplinar realizado em uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Euclides Lins de Oliveira, localizada na cidade de Serra Caiada/RN. O trabalho, feito em conjunto entre as disciplinas de História e Língua Portuguesa, teve como suporte o projeto Construindo caminhos para a leitura e a escrita, projeto elaborado pela Secretaria de Educação e Cultura do município. Nossa proposta é discutir a contextualização dos conteúdos a serem utilizados em sala de aula, de forma que os alunos possam interagir mais e melhor. A problemática foi escolhida tendo por base a necessidade de rever o modo de ensinar e aprender na referida escola, haja vista que os alunos têm apresentado muitas dificuldades de leitura e escrita. Diante disso, buscamos trabalhar temáticas em consonância com a realidade desse alunado, percebendo a interação nas atividades propostas. Como referencial teórico usamos as concepções de Paulo Freire, grande estudioso da educação.