Este estudo reflete sobre alguns temas que interferem ou influencia na atuação do professor do nível superior no atual cenário social. Procuramos, a partir de um estudo bibliográfico, discutir a importância dos saberes pedagógicos do professor universitário na formação dos alunos de graduação. Observa-se que no ensino superior os conhecimentos pedagógicos são pouco utilizados por esses docentes, havendo uma valorização do domínio do conteúdo como objetivo principal para exercer a docência no ensino superior. Mesmo considerando que o aluno do ensino superior é adulto, o professor precisa ser um constante motivador para que eles obtenham uma aprendizagem significativa durante a formação. Os alunos não são iguais, eles têm capacidades e habilidades cognitivas diferenciadas e cabe ao professor exercer sua didática de modo flexível às necessidades de seus alunos, portanto, é essencial um profissional que tenha, além de domínio de conteúdo, suporte pedagógico para conseguir que a aula seja significativa na formação dos alunos. Compreendemos que é necessário mais investimento em formações pedagógicas nas Universidades, para que assim o professor desenvolva suas aulas com maior significado para o aluno que está em processo de formação.