PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPLORANDO POSSIBILIDADES DIDÁTICAS COM COMPUTAÇÃO DESPLUGADA
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A Computação Desplugada é uma abordagem que utiliza dos conceitos da computação através de experiências tangíveis, sem a utilização de computadores, programas ou similares, integrando-se assim ao que preconiza às práticas na Educação Infantil (Brackmann, 2017). Neste sentido, a BNCC da Computação (2022) legitima a vivência e experiência do Pensamento Computacional e da Computação Desplugada na Educação Infantil, integradas aos cinco campos de experiência (o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação e; espaço, tempo, quantidades, relações e transformações) e aos seis direitos de aprendizagem (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) utilizando ou não de tecnologias, mas que oportunizam experiências lúdicas e significativas. Utilizamos como metodologia a aplicação de atividades desplugadas com crianças 6 crianças com 5 anos de idade, de uma turma do Infantil V. 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