ALFABETIZAÇÃO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA DOCENTES: IMPULSIONANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E EFICIENTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135668 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9319 "inscrito_id" => 20390 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA DOCENTES: IMPULSIONANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E EFICIENTES" "resumo" => "A alfabetização em inteligência artificial (IA) para docentes é uma iniciativa crucial para transformar o cenário educacional contemporâneo, tornando-o mais inovador e eficiente. Este artigo aborda a importância de capacitar professores no uso crítico e criativo de IA através de palestras, treinamentos e workshops. Destaca ainda, como essas ferramentas podem aprimorar as práticas pedagógicas e o desenvolvimento profissional docente, aumentando a sua produtividade e performance profissional, especialmente no ensino à distância (EAD). A alfabetização em IA permite que os educadores compreendam e utilizem tecnologias avançadas para personalizar o ensino, preparando os alunos para um mundo cada vez mais digital e interconectado. Incorporando IA, os docentes podem criar métodos de ensino adaptativos e engajadores, além de analisar dados educacionais para obter insights sobre o desempenho dos alunos e realizar intervenções pedagógicas baseadas em evidências. Este estudo destaca as boas práticas e estratégias para a implementação de programas de alfabetização em IA. Como exemplos práticos de tal processo, são apresentadas ações relevantes aplicadas aos docentes do EAD da Anhanguera. Tais ações incluem uma capacitação sobre ferramentas e possibilidades da aplicação da IA na educação, abordando a criação de prompts variados, como para o auxílio na criação de questões e no planejamento das aulas. Somado a isso, uma apresentação de cases práticos e experiências focadas na aplicação de recursos audiovisuais criados com o auxílio de IA, com o objetivo de aumentar o engajamento e retenção dos alunos ao acessar os conteúdos das disciplinas. E ainda, a realização de um workshop com o enfoque na criação e utilização de um Agente de IA, abordando a importância do treinamento da IA e uso de uma base de dados relevante, com a finalidade de tornar mais assertivo e efetivo o uso dessa tecnologia pelos docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20390_TB9319_06082025190129.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA NAVARRO PIANUCCI" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marcela.pianucci@cogna.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135668 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9319 "inscrito_id" => 20390 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA DOCENTES: IMPULSIONANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E EFICIENTES" "resumo" => "A alfabetização em inteligência artificial (IA) para docentes é uma iniciativa crucial para transformar o cenário educacional contemporâneo, tornando-o mais inovador e eficiente. Este artigo aborda a importância de capacitar professores no uso crítico e criativo de IA através de palestras, treinamentos e workshops. Destaca ainda, como essas ferramentas podem aprimorar as práticas pedagógicas e o desenvolvimento profissional docente, aumentando a sua produtividade e performance profissional, especialmente no ensino à distância (EAD). A alfabetização em IA permite que os educadores compreendam e utilizem tecnologias avançadas para personalizar o ensino, preparando os alunos para um mundo cada vez mais digital e interconectado. Incorporando IA, os docentes podem criar métodos de ensino adaptativos e engajadores, além de analisar dados educacionais para obter insights sobre o desempenho dos alunos e realizar intervenções pedagógicas baseadas em evidências. Este estudo destaca as boas práticas e estratégias para a implementação de programas de alfabetização em IA. Como exemplos práticos de tal processo, são apresentadas ações relevantes aplicadas aos docentes do EAD da Anhanguera. Tais ações incluem uma capacitação sobre ferramentas e possibilidades da aplicação da IA na educação, abordando a criação de prompts variados, como para o auxílio na criação de questões e no planejamento das aulas. Somado a isso, uma apresentação de cases práticos e experiências focadas na aplicação de recursos audiovisuais criados com o auxílio de IA, com o objetivo de aumentar o engajamento e retenção dos alunos ao acessar os conteúdos das disciplinas. E ainda, a realização de um workshop com o enfoque na criação e utilização de um Agente de IA, abordando a importância do treinamento da IA e uso de uma base de dados relevante, com a finalidade de tornar mais assertivo e efetivo o uso dessa tecnologia pelos docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20390_TB9319_06082025190129.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA NAVARRO PIANUCCI" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marcela.pianucci@cogna.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }