Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A APLICAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA MINISTRADAS EM UNIDADES MARÍTIMAS DE PRODUÇÃO E PERFURAÇÃO OFFSHORE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto visa desenvolver por meio de metodologias e tecnologia o Ensino de Língua Inglesa a bordo de uma unidade marítima no Brasil, um país com escasso incentivo na área. A carência de habilidades linguísticas, gera obstáculos na comunicação industrial, sendo esta a base das operações e com a escassez de material didático específico para as aulas deste público-alvo, que abrange diversas culturas. A aplicabilidade do que foi aprendido em aula é imediata no turno de trabalho. Interconexão entre teoria e prática pode impulsionar o desenvolvimento das competências linguísticas necessárias no ambiente industrial. O projeto busca não apenas suprir a demanda pelo ensino de Inglês, mas contribuir para a formação de profissionais para este mercado globalizado. Os trabalhadores “embarcados”, passam quinzena a bordo, vivendo em uma sociedade artificial, com regras que obstruem laços sociais anteriores e proíbem contato com o exterior. Com 17 anos de experiência, somada à teoria de sua primeira Graduação – Letras - Inglês a autora embarcou em diversas unidades em Bacias brasileiras, convivendo com pessoas de diversas nacionalidades planejando a aplicabilidade de metodologias de ensino que pudessem aliar a sociolinguística à problematização e o uso de simulações ou atuações em cenários reais de prática, provocando uma postura crítica e reflexiva do “embarcado” na interação do “sujeito” e “objeto”. A diversidade cultural de bordo deve ser cuidada pelo professor, uma vez que há pessoas de várias formações e o conhecimento de mundo de cada um sempre terá diferentes dimensões. As principais fontes consultadas foram ErvingGoffman (GOFFMAN, 1996), Berbel (BERBEL 2011), Nelson Piletti e Solange Marques Rossato (PILETTI, ROSSATO, 2015) e Sandra Minardi Mitre (MITRE, 2008). Objetivando coletar o maior número de dados, o resultado é uma pesquisa quanti-qualitativa com um estudo de campo a bordo da Unidade Marítima SS-81 / Norbe VI com autorização da Gerência da Unidade.

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