O PROCESSO DE INCLUSÃO DE JOVENS INFRATORES NO AMBIENTE ESCOLAR.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135552 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9171 "inscrito_id" => 20205 "titulo" => "O PROCESSO DE INCLUSÃO DE JOVENS INFRATORES NO AMBIENTE ESCOLAR." "resumo" => "O processo de inclusão de jovens infratores no ambiente escolar enfrenta grandes desafios na promoção da ressocialização desses adolescentes no contexto educacional e social. Assim, faz-se necessário analisar a situação em que o jovem infrator está inserido e o papel da educação como ferramenta inclusiva e acolhedora. Este estudo tem como objetivo compreender, por meio de uma revisão de literatura, a participação da escola na ressocialização, identificar os desafios enfrentados e apontar práticas pedagógicas de inclusão que possam atuar diretamente na abordagem de ensino e aprendizagem desses adolescentes. O presente trabalho justifica-se em virtude da importância da educação na inclusão de jovens em conflito com a lei no ambiente escolar, garantindo o direito à educação e à reinserção na sociedade. A metodologia consistiu em uma revisão de literatura, com a utilização de pesquisas e artigos relevantes para compor a pesquisa. Os bancos de dados utilizados foram “Google Acadêmico” e “Scielo”, com os descritores em: “Inclusão de jovens infratores”, “medidas socioeducativas”, e “jovens infratores no ambiente escolar”. O estudo mostrou que a educação ainda enfrenta muitos desafios na inclusão desses jovens, principalmente quando estão sob medidas socioeducativas, onde o preconceito e a discriminação se fazem presentes no contexto escolar e fora dele, acarretando, muitas vezes, a evasão escolar. Assim, evidenciou-se a necessidade de políticas públicas voltadas à inclusão, a promoção da capacitação de professores e a criação de estratégias que possam incentivar a permanência dos jovens na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20205_TB9171_31072025174041.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAROLINA SANTOS COSTA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "karoline0910@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135552 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9171 "inscrito_id" => 20205 "titulo" => "O PROCESSO DE INCLUSÃO DE JOVENS INFRATORES NO AMBIENTE ESCOLAR." "resumo" => "O processo de inclusão de jovens infratores no ambiente escolar enfrenta grandes desafios na promoção da ressocialização desses adolescentes no contexto educacional e social. Assim, faz-se necessário analisar a situação em que o jovem infrator está inserido e o papel da educação como ferramenta inclusiva e acolhedora. Este estudo tem como objetivo compreender, por meio de uma revisão de literatura, a participação da escola na ressocialização, identificar os desafios enfrentados e apontar práticas pedagógicas de inclusão que possam atuar diretamente na abordagem de ensino e aprendizagem desses adolescentes. O presente trabalho justifica-se em virtude da importância da educação na inclusão de jovens em conflito com a lei no ambiente escolar, garantindo o direito à educação e à reinserção na sociedade. A metodologia consistiu em uma revisão de literatura, com a utilização de pesquisas e artigos relevantes para compor a pesquisa. Os bancos de dados utilizados foram “Google Acadêmico” e “Scielo”, com os descritores em: “Inclusão de jovens infratores”, “medidas socioeducativas”, e “jovens infratores no ambiente escolar”. O estudo mostrou que a educação ainda enfrenta muitos desafios na inclusão desses jovens, principalmente quando estão sob medidas socioeducativas, onde o preconceito e a discriminação se fazem presentes no contexto escolar e fora dele, acarretando, muitas vezes, a evasão escolar. Assim, evidenciou-se a necessidade de políticas públicas voltadas à inclusão, a promoção da capacitação de professores e a criação de estratégias que possam incentivar a permanência dos jovens na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20205_TB9171_31072025174041.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAROLINA SANTOS COSTA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "karoline0910@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }