O ENSINO DA FOTOGRAFIA PARA ALÉM DA TÉCNICA - UMA REFLEXÃO SOBRE O PENSAMENTO FOTOGRÁFICO E A MULTISSENSORIALIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135444 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9023 "inscrito_id" => 8254 "titulo" => "O ENSINO DA FOTOGRAFIA PARA ALÉM DA TÉCNICA - UMA REFLEXÃO SOBRE O PENSAMENTO FOTOGRÁFICO E A MULTISSENSORIALIDADE" "resumo" => "Comumente as abordagens no ensino da fotografia se concentram nos aspetos técnicos, recorrendo a reflexões sobre formatos e tipos de câmeras e objetivas; normatizações sobre enquadramentos, ângulos e composições; além de estudos sobre a luz, velocidades, entre outros. Contudo, reconhece-se que esta perspetiva abrange apenas uma porção do fazer fotográfico. O ato de registrar cenas envolve, antes de tudo, o(a) fotógrafo(a) e não apenas o equipamento. Há, nesta práxis, uma relação intrínseca entre a imaginação, a percepção, a memória e a criação, cujo a multissensorialidade é crucial para materializar sensações que o corpo apreende, sente e reflete. Diante desta compreensão e no contexto da realidade contemporânea, o presente artigo propõese a expandir e fomentar diálogos sobre o ensino da fotografia, com foco na reflexão sobre o pensamento fotográfico e de uma consciência corpórea antes mesmo do click. Para tal, recorre-se a autores que questionam as imagens técnicas, da cultura visual e da fenomenologia, tais como Cotton (2013), Flusser (2008), Bavcar (2000), Merleau-Ponty (1994) e Arthur Omar (2014). Espera-se que a reflexão proposta conduza os(as) interessados(as) na área à produção de imagens mais autorais e reflexivas, que transcedam o descritivo, revelando maior subjetividade e conexão com o próprio eu e o mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID8254_TB9023_01092025182726.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO MATIAS DE FIGUEIREDO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "PAULO MATIAS" "autor_email" => "paulomfjr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135444 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9023 "inscrito_id" => 8254 "titulo" => "O ENSINO DA FOTOGRAFIA PARA ALÉM DA TÉCNICA - UMA REFLEXÃO SOBRE O PENSAMENTO FOTOGRÁFICO E A MULTISSENSORIALIDADE" "resumo" => "Comumente as abordagens no ensino da fotografia se concentram nos aspetos técnicos, recorrendo a reflexões sobre formatos e tipos de câmeras e objetivas; normatizações sobre enquadramentos, ângulos e composições; além de estudos sobre a luz, velocidades, entre outros. Contudo, reconhece-se que esta perspetiva abrange apenas uma porção do fazer fotográfico. O ato de registrar cenas envolve, antes de tudo, o(a) fotógrafo(a) e não apenas o equipamento. Há, nesta práxis, uma relação intrínseca entre a imaginação, a percepção, a memória e a criação, cujo a multissensorialidade é crucial para materializar sensações que o corpo apreende, sente e reflete. Diante desta compreensão e no contexto da realidade contemporânea, o presente artigo propõese a expandir e fomentar diálogos sobre o ensino da fotografia, com foco na reflexão sobre o pensamento fotográfico e de uma consciência corpórea antes mesmo do click. Para tal, recorre-se a autores que questionam as imagens técnicas, da cultura visual e da fenomenologia, tais como Cotton (2013), Flusser (2008), Bavcar (2000), Merleau-Ponty (1994) e Arthur Omar (2014). Espera-se que a reflexão proposta conduza os(as) interessados(as) na área à produção de imagens mais autorais e reflexivas, que transcedam o descritivo, revelando maior subjetividade e conexão com o próprio eu e o mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID8254_TB9023_01092025182726.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO MATIAS DE FIGUEIREDO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "PAULO MATIAS" "autor_email" => "paulomfjr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }