RECURSOS DE ACESSIBILIDADE DO MOODLE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135297 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8806 "inscrito_id" => 16014 "titulo" => "RECURSOS DE ACESSIBILIDADE DO MOODLE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "A acessibilidade digital é um aspecto fundamental para garantir a inclusão de estudantes com deficiência visual em ambientes virtuais de aprendizagem. Este trabalho analisa os principais recursos de acessibilidade oferecidos pela plataforma Moodle, com foco em sua aplicação prática no contexto educacional. Dentre os recursos destacados estão a compatibilidade com leitores de tela, a navegação por teclado, o uso de texto alternativo em imagens, o contraste personalizável e a utilização de temas acessíveis. Além das funcionalidades nativas da plataforma, destaca-se a importância das boas práticas por parte dos docentes na organização e disponibilização de conteúdos acessíveis. Por fim, o estudo aponta que, embora o Moodle ofereça suporte à acessibilidade, sua eficácia depende diretamente do uso consciente e responsável dos recursos disponíveis. Assim, reforça-se a necessidade de formação continuada dos educadores para promover um ambiente digital verdadeiramente inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16014_TB8806_27062025001017.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO BUSTAMANTE CHILINGUE" "autor_nome_curto" => "MARCELO B. C" "autor_email" => "marcelochilingue@ibc.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135297 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8806 "inscrito_id" => 16014 "titulo" => "RECURSOS DE ACESSIBILIDADE DO MOODLE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "A acessibilidade digital é um aspecto fundamental para garantir a inclusão de estudantes com deficiência visual em ambientes virtuais de aprendizagem. Este trabalho analisa os principais recursos de acessibilidade oferecidos pela plataforma Moodle, com foco em sua aplicação prática no contexto educacional. Dentre os recursos destacados estão a compatibilidade com leitores de tela, a navegação por teclado, o uso de texto alternativo em imagens, o contraste personalizável e a utilização de temas acessíveis. Além das funcionalidades nativas da plataforma, destaca-se a importância das boas práticas por parte dos docentes na organização e disponibilização de conteúdos acessíveis. Por fim, o estudo aponta que, embora o Moodle ofereça suporte à acessibilidade, sua eficácia depende diretamente do uso consciente e responsável dos recursos disponíveis. Assim, reforça-se a necessidade de formação continuada dos educadores para promover um ambiente digital verdadeiramente inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16014_TB8806_27062025001017.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO BUSTAMANTE CHILINGUE" "autor_nome_curto" => "MARCELO B. C" "autor_email" => "marcelochilingue@ibc.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }