Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM DE BIOQUÍMICA PARA LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA À LUZ DAS NOVAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS DE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM INOVADORA NO ENSINO SUPERIOR.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O currículo deve ser trabalhado de forma flexível, quanto à ordem cronológica, volume de conteúdos e necessidades oriundas da subjetividade dos estudantes. Tais fundamentos são propostos pelo professor José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte. Apresentaremos uma atividade realizada no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O objetivo foi trabalhar sistemas energéticos do corpo humano, que é visto como complexo pelos estudantes. A atividade se desenvolveu no seguinte contexto: não houve aula expositiva anterior a atividade, eles foram organizados em grupos (n=4 alunos), onde cada grupo recebeu um movimento que deveria realizar, como: dar voltas numa praça da UFRPE até completar 5 minutos, realizar agachamento com salto por 30 segundos, realizar polichinelos, dentre outros. Cada grupo elegeu um líder que organizou a atividade e anotou os sinais fisiológicos sentidos pelos executantes do movimento corporal. Após o retorno para a sala de aula, cada líder apresentou aquilo que foi encontrado, depois, foram encaminhados para um momento de pesquisa onde puderam relacionar, através dos sintomas qual sistema energético havia sido predominante no grupo, e explicar do ponto de vista metabólico. Ao final do processo, houve uma escuta do que os estudantes acharam da coreografia didática proposta, a maioria inicialmente sentiu dificuldade em relacionar os achados da prática, com a fundamentação teórica destes achados, pois estão acostumados a primeiro ver a parte teórica na aula expositiva, e depois costumam fazer exercício para fixação dos conhecimentos. Porém, ao apresentarem os resultados, reconheceram que, utilizar outros espaços de aprendizagem para realização de práticas com movimento humano, e perceber o que acontece com o corpo em determinada situação, para que depois a parte teórica faça sentido, é uma possibilidade de aprendizagem significativa, baseada em pesquisa que pode ser usada para superar lacunas do modelo tradicional com paradigmas do século passado.

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