LITERATURA E LETRAMENTO NA EJA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134730 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7968 "inscrito_id" => 16408 "titulo" => "LITERATURA E LETRAMENTO NA EJA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS" "resumo" => "Esta proposta apresenta uma atividade pedagógica voltada para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvida a partir da leitura da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. O objetivo central é promover o letramento crítico por meio da valorização da escrita como prática social e da articulação entre literatura e vivência. A proposta busca aproximar os estudantes da linguagem escrita a partir de temas que atravessam suas realidades, como a desigualdade social, o racismo estrutural, o racismo ambiental e a resistência das populações negras e periféricas. A fundamentação teórica baseia-se em autoras como Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Lélia Gonzalez e Ângela Davis, cujas reflexões sobre escrevivência, exclusão e protagonismo negro fortalecem uma abordagem interseccional e contextualizada do processo de ensino-aprendizagem. A sequência didática propõe quatro aulas. Inicia-se com uma roda de conversa sobre favelas, racismo e desigualdade. Em seguida, apresenta-se a biografia de Carolina com apoio de vídeos e imagens, seguida da leitura coletiva de trechos do livro. Os estudantes, divididos em grupos, analisam relações entre a narrativa, imagens históricas e reportagens atuais, reconhecendo permanências nas condições de vida das comunidades marginalizadas, bem como os impactos ambientais vividos por esses territórios. Como culminância, os alunos escrevem pequenos diários, registrando memórias e experiências pessoais. A proposta fortalece uma prática alfabetizadora crítica e sensível às vivências da EJA, estimulando a escuta, a autoria, o respeito à diversidade e a reflexão sobre justiça social e ambiental. Ao articular literatura e cidadania, promove o empoderamento dos sujeitos por meio da linguagem e da valorização de suas histórias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16408_TB7968_28052025141506.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS PEREIRA FONSECA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "THAIS FERREIRA" "autor_email" => "thais.ferreira3@edu.udesc.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134730 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7968 "inscrito_id" => 16408 "titulo" => "LITERATURA E LETRAMENTO NA EJA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS" "resumo" => "Esta proposta apresenta uma atividade pedagógica voltada para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvida a partir da leitura da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. O objetivo central é promover o letramento crítico por meio da valorização da escrita como prática social e da articulação entre literatura e vivência. A proposta busca aproximar os estudantes da linguagem escrita a partir de temas que atravessam suas realidades, como a desigualdade social, o racismo estrutural, o racismo ambiental e a resistência das populações negras e periféricas. A fundamentação teórica baseia-se em autoras como Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Lélia Gonzalez e Ângela Davis, cujas reflexões sobre escrevivência, exclusão e protagonismo negro fortalecem uma abordagem interseccional e contextualizada do processo de ensino-aprendizagem. A sequência didática propõe quatro aulas. Inicia-se com uma roda de conversa sobre favelas, racismo e desigualdade. Em seguida, apresenta-se a biografia de Carolina com apoio de vídeos e imagens, seguida da leitura coletiva de trechos do livro. Os estudantes, divididos em grupos, analisam relações entre a narrativa, imagens históricas e reportagens atuais, reconhecendo permanências nas condições de vida das comunidades marginalizadas, bem como os impactos ambientais vividos por esses territórios. Como culminância, os alunos escrevem pequenos diários, registrando memórias e experiências pessoais. A proposta fortalece uma prática alfabetizadora crítica e sensível às vivências da EJA, estimulando a escuta, a autoria, o respeito à diversidade e a reflexão sobre justiça social e ambiental. Ao articular literatura e cidadania, promove o empoderamento dos sujeitos por meio da linguagem e da valorização de suas histórias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16408_TB7968_28052025141506.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS PEREIRA FONSECA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "THAIS FERREIRA" "autor_email" => "thais.ferreira3@edu.udesc.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }