Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO EM FOCO: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SENSÍVEL À DIVERSIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134722
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7958
    "inscrito_id" => 1179
    "titulo" => "INCLUSÃO EM FOCO: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SENSÍVEL À DIVERSIDADE"
    "resumo" => "O projeto de extensão desenvolvido no Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF, “INCLUSÃO EM FOCO: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SENSÍVEL À DIVERSIDADE”, visa promover a formação continuada de professores da Educação Básica e de licenciandos, com foco na construção de práticas pedagógicas inclusivas, alinhadas aos princípios da equidade e do respeito à diversidade. A proposta emerge da necessidade de potencializar a qualidade da formação docente, capacitando profissionais para atuarem de maneira sensível às diferenças e às necessidades educacionais específicas dos educandos. O projeto se estrutura por meio da oferta de momentos formativos que contemplam aulas expositivas, palestras, grupos de discussão e atividades práticas, com apoio de materiais didáticos e recursos audiovisuais. As ações são desenvolvidas em parceria com instituições educacionais locais, promovendo a articulação entre a universidade e escola, e impactando positivamente a realidade educacional da região. Entre os principais objetivos destacam-se: repensar práticas pedagógicas, fornecer subsídios teórico-práticos para a atuação inclusiva, capacitar professores e licenciandos para a análise crítica de suas práticas e fomentar o uso de metodologias diversificadas. Espera-se, assim, ampliar o repertório formativo dos participantes, estimulando reflexões sobre inclusão, diversidade e direitos educacionais. O projeto prevê ainda mecanismos de acompanhamento e avaliação contínua, como relatórios reflexivos, reuniões periódicas e instrumentos de autoavaliação, assegurando o monitoramento das ações e a consolidação de uma formação docente crítica e comprometida com a construção de uma educação inclusiva efetiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1179_TB7958_28052025111817.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA HILL FAVERO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA HILL F"
    "autor_email" => "cristinahillfavero@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134722
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7958
    "inscrito_id" => 1179
    "titulo" => "INCLUSÃO EM FOCO: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SENSÍVEL À DIVERSIDADE"
    "resumo" => "O projeto de extensão desenvolvido no Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF, “INCLUSÃO EM FOCO: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SENSÍVEL À DIVERSIDADE”, visa promover a formação continuada de professores da Educação Básica e de licenciandos, com foco na construção de práticas pedagógicas inclusivas, alinhadas aos princípios da equidade e do respeito à diversidade. A proposta emerge da necessidade de potencializar a qualidade da formação docente, capacitando profissionais para atuarem de maneira sensível às diferenças e às necessidades educacionais específicas dos educandos. O projeto se estrutura por meio da oferta de momentos formativos que contemplam aulas expositivas, palestras, grupos de discussão e atividades práticas, com apoio de materiais didáticos e recursos audiovisuais. As ações são desenvolvidas em parceria com instituições educacionais locais, promovendo a articulação entre a universidade e escola, e impactando positivamente a realidade educacional da região. Entre os principais objetivos destacam-se: repensar práticas pedagógicas, fornecer subsídios teórico-práticos para a atuação inclusiva, capacitar professores e licenciandos para a análise crítica de suas práticas e fomentar o uso de metodologias diversificadas. Espera-se, assim, ampliar o repertório formativo dos participantes, estimulando reflexões sobre inclusão, diversidade e direitos educacionais. O projeto prevê ainda mecanismos de acompanhamento e avaliação contínua, como relatórios reflexivos, reuniões periódicas e instrumentos de autoavaliação, assegurando o monitoramento das ações e a consolidação de uma formação docente crítica e comprometida com a construção de uma educação inclusiva efetiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1179_TB7958_28052025111817.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA HILL FAVERO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA HILL F"
    "autor_email" => "cristinahillfavero@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto de extensão desenvolvido no Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF, “INCLUSÃO EM FOCO: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SENSÍVEL À DIVERSIDADE”, visa promover a formação continuada de professores da Educação Básica e de licenciandos, com foco na construção de práticas pedagógicas inclusivas, alinhadas aos princípios da equidade e do respeito à diversidade. A proposta emerge da necessidade de potencializar a qualidade da formação docente, capacitando profissionais para atuarem de maneira sensível às diferenças e às necessidades educacionais específicas dos educandos. O projeto se estrutura por meio da oferta de momentos formativos que contemplam aulas expositivas, palestras, grupos de discussão e atividades práticas, com apoio de materiais didáticos e recursos audiovisuais. As ações são desenvolvidas em parceria com instituições educacionais locais, promovendo a articulação entre a universidade e escola, e impactando positivamente a realidade educacional da região. Entre os principais objetivos destacam-se: repensar práticas pedagógicas, fornecer subsídios teórico-práticos para a atuação inclusiva, capacitar professores e licenciandos para a análise crítica de suas práticas e fomentar o uso de metodologias diversificadas. Espera-se, assim, ampliar o repertório formativo dos participantes, estimulando reflexões sobre inclusão, diversidade e direitos educacionais. O projeto prevê ainda mecanismos de acompanhamento e avaliação contínua, como relatórios reflexivos, reuniões periódicas e instrumentos de autoavaliação, assegurando o monitoramento das ações e a consolidação de uma formação docente crítica e comprometida com a construção de uma educação inclusiva efetiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.