IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS PARA RECONHECIMENTO DOS TIPOS DE SOLO NA COMPREENSÃO DA SUCESSÃO ECOLÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134640 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7828 "inscrito_id" => 14251 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS PARA RECONHECIMENTO DOS TIPOS DE SOLO NA COMPREENSÃO DA SUCESSÃO ECOLÓGICA" "resumo" => "O estudo dos solos é uma temática fundamental na Ecologia, especialmente no ensino médio, pois permite aos estudantes compreenderem as interações entre os componentes bióticos e abióticos nos processos de sucessão ecológica e seus impactos no ambiente. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar a articulação entre teoria e prática, mediada pelo uso do microscópio e pela produção de registros visuais, que contribui para o engajamento e a aprendizagem significativa dos alunos. O presente estudo trata-se de um relato de experiência desenvolvido no Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), de natureza qualitativa e abordagem exploratória descritiva, realizado com duas turmas do ensino médio de uma escola da rede pública municipal de Parnaíba (PI). A atividade ocorreu em dois encontros: no primeiro, foi ministrada uma aula teórica expositiva sobre sucessão ecológica, com orientações para a prática. No segundo, realizado em um dos laboratórios da UFDPar, iniciou-se com uma explicação detalhada sobre o uso do microscópio, considerando que muitos alunos estavam em seu primeiro contato com o equipamento. Em seguida, divididos em equipes, os estudantes analisaram lâminas com amostras dos três principais tipos de solo (arenoso, argiloso e humoso), abordando as características de cada um. Por fim, como forma de registro e reforço do aprendizado, foi proposta uma ação lúdica, na qual desenharam as estruturas visualizadas ao microscópio. A empolgação foi evidente, e a possibilidade de traduzir suas percepções em material visual próprio proporcionou um processo de aprendizagem concreto, significativo e singular. Essa abordagem favoreceu o desenvolvimento do pensamento científico, estimulou a curiosidade e contribuiu para tornar o conteúdo mais acessível, fortalecendo a integração entre teoria e prática. A experiência reforça a relevância de promover ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica, estimulando o aprendizado ativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14251_TB7828_29042025225243.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CATARINA DE MORAIS CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anamoraisoficial004@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134640 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7828 "inscrito_id" => 14251 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS PARA RECONHECIMENTO DOS TIPOS DE SOLO NA COMPREENSÃO DA SUCESSÃO ECOLÓGICA" "resumo" => "O estudo dos solos é uma temática fundamental na Ecologia, especialmente no ensino médio, pois permite aos estudantes compreenderem as interações entre os componentes bióticos e abióticos nos processos de sucessão ecológica e seus impactos no ambiente. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar a articulação entre teoria e prática, mediada pelo uso do microscópio e pela produção de registros visuais, que contribui para o engajamento e a aprendizagem significativa dos alunos. O presente estudo trata-se de um relato de experiência desenvolvido no Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), de natureza qualitativa e abordagem exploratória descritiva, realizado com duas turmas do ensino médio de uma escola da rede pública municipal de Parnaíba (PI). A atividade ocorreu em dois encontros: no primeiro, foi ministrada uma aula teórica expositiva sobre sucessão ecológica, com orientações para a prática. No segundo, realizado em um dos laboratórios da UFDPar, iniciou-se com uma explicação detalhada sobre o uso do microscópio, considerando que muitos alunos estavam em seu primeiro contato com o equipamento. Em seguida, divididos em equipes, os estudantes analisaram lâminas com amostras dos três principais tipos de solo (arenoso, argiloso e humoso), abordando as características de cada um. Por fim, como forma de registro e reforço do aprendizado, foi proposta uma ação lúdica, na qual desenharam as estruturas visualizadas ao microscópio. A empolgação foi evidente, e a possibilidade de traduzir suas percepções em material visual próprio proporcionou um processo de aprendizagem concreto, significativo e singular. Essa abordagem favoreceu o desenvolvimento do pensamento científico, estimulou a curiosidade e contribuiu para tornar o conteúdo mais acessível, fortalecendo a integração entre teoria e prática. A experiência reforça a relevância de promover ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica, estimulando o aprendizado ativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14251_TB7828_29042025225243.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CATARINA DE MORAIS CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anamoraisoficial004@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }