Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O BORDADO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a utilização do bordado como uma ferramenta didática inclusiva no ensino de Ciências, com atenção nas disciplinas de Biologia e Química. A inclusão educacional é um princípio essencial para garantir o acesso ao conhecimento, principalmente para estudantes com deficiência visual, que enfrentam desafios no aprendizado de conteúdos com forte necessidade. Diante disso, o bordado aparece como uma metodologia alternativa, sensorial e enriquecedora permitindo que o aluno tenha uma maior compreensão de conceitos científicos por meio do tato. Na Biologia, o bordado pode representar estruturas como células, órgãos, tecidos sistemas do corpo humano, ecologia e ciclos vitais de seres vivos, promovendo uma aprendizagem significativa e concreta. Já na Química, a técnica pode mostrar modelos atômicos, moléculas, ligações químicas, equipamentos de laboratório e até mesmo apresentar a tabela periódica, facilitando a visualização e fixação do conteúdo. Além de beneficiar alunos com deficiência visual, a atividade também proporciona o interesse dos demais estudantes, favorecendo a aprendizagem ativa, colaborativa e criativa. O uso do bordado nas Ciências amplia as possibilidades de ensino, incentiva a sensibilidade estética e reforça a importância de práticas pedagógicas inclusivas, que considerem a diversidade e as necessidades dos alunos. Por fim o bordado é uma prática viável e eficaz, que contribui para tornar o ensino de Biologia e Química mais acessível, humano e transformador, engajando o protagonismo estudantil e o respeito à inclusão no ambiente educacional.

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