Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CURRÍCULO E O ENSINO DE CIÊNCIAS CONSTRUÍDOS NO DISCURSO HISTÓRICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho apresenta alguns acontecimentos históricos, para atender os objetivos de problematizar como os discursos sobre Currículo e Ensino de Ciências foram construídos, na intenção de revelar o que está por detrás dos discursos produzidos por essas áreas do conhecimento e como elas atingem o lugar de ferramentas de poder para manutenção e criação de diversos discursos dentro de cada área. Pensamos o discurso dentro de uma perspectiva de acontecimentos, para isso nos aproximamos dos pensamentos de Foucault (2008), construído na ação dos sujeitos, mas que para ser legítimo precisa ser validado dentro da sua área discursiva, e a academia é esse espaço que legítima os discursos e seus enunciados, um espaço de construção de verdades aceitas, também conversamos com Bourdier (2013) bem como Paraíso (2010). Sua metodologia é de cunho bibliográfico, partindo das leituras e discussões realizadas dentro da disciplina Bases Socio-históricas e Filosóficas da Ciência no Ensino de Ciências e fora dela. Como resultado temos a construção desse olhar para o campo do Currículo e do Ensino de Ciências como áreas do conhecimento que foram e ainda são historicamente pensadas dentro de um discurso que busca controle e poder. Logo o Estado também realiza esse movimento para que assim esses discursos de materializem em verdades que formam sujeitos

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