Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho explora a relevância da calculadora no ensino fundamental II, enfatizando sua evolução histórica e o impacto na aprendizagem dos alunos. Relatando sobre o ábaco, criado no século VI a.C., e a máquina calculadora de Blaise Pascal, inventada em 1642, que representa marcos na história das ferramentas de cálculo. Com isso, o avanço tecnológico, a calculadora se tornou um tema controverso entre educadores e pais, gerando debates sobre sua utilização em sala de aula. Enquanto alguns defendem a memorização das operações básicas, outros argumentam que a compreensão dos conceitos matemáticos deve ser priorizada, permitindo o uso de ferramentas como a calculadora para facilitar esse aprendizado. Referências como Correio Braziliense (2015) e Nova Escola (2021) sustentam que a calculadora, se utilizada de maneira estratégica, podendo auxiliar os alunos a entender estruturas matemáticas complexas e melhorar a resolução de problemas. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que a calculadora deve complementar o aprendizado, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades fundamentais, como a análise de dados e a interpretação de gráficos, e nesse artigo veremos os principais resultados indicam que, com a orientação pedagógica adequada, a calculadora pode ser uma aliada no processo de ensino-aprendizagem, estimulando o raciocínio crítico e a compreensão matemática, desde que não substitui a necessidade de uma base sólida nos conceitos matemáticos.

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