Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSIÇÕES DO PIBID ALFABETIZAÇÃO NO SERTÃO ALAGOANO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134366
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7385
    "inscrito_id" => 14668
    "titulo" => "PROPOSIÇÕES DO PIBID ALFABETIZAÇÃO NO SERTÃO ALAGOANO"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo apresentar o perfil e as ações do Núcleo de Iniciação à Docência Alfabetização da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edição 2024-2026. A discussão aborda as características do grupo, considerando sua localização, os espaços de estudo e as ações planejadas. Além disso, destaca considerações iniciais sobre o desenvolvimento do subprojeto Alfabetização na região de Delmiro Gouveia, em parceria com dois Centros Municipais de Educação Infantil, com foco nas atividades formativas dos licenciandos em Pedagogia, em colaboração com professores e crianças. A pesquisa possui natureza qualitativa, do tipo descritiva, e utiliza como instrumentos de análise documentos, planejamentos e práticas realizadas pelos estudantes de Pedagogia, em conjunto com os professores supervisores e a coordenadora de área do projeto. O estudo se fundamenta em autores que dialogam sobre formação de professores, infância e alfabetização, como Libanêo (2000); Gatti, Barretto e André (2011); Sarmento (2011); Brandão e Rosa (2016). Os resultados iniciais indicam que o Núcleo é formado por integrantes de diferentes origens e idades, oriundos do sertão brasileiro, incluindo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais em formação, todos com o objetivo comum de promover uma educação de qualidade para a primeira infância. O projeto tem fortalecido a relação entre a Universidade e as escolas públicas, criando oportunidades de colaboração e (co)formação entre educadores e estudantes de Pedagogia. Os licenciandos e professores têm vivenciado experiências formativas e práticas pedagógicas voltadas para a alfabetização e o letramento, mediadas por interações e brincadeiras que favorecem o desenvolvimento integral das crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14668_TB7385_28042025170515.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAÍSE SOARES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LAÍSE"
    "autor_email" => "laisesoareslima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134366
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7385
    "inscrito_id" => 14668
    "titulo" => "PROPOSIÇÕES DO PIBID ALFABETIZAÇÃO NO SERTÃO ALAGOANO"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo apresentar o perfil e as ações do Núcleo de Iniciação à Docência Alfabetização da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edição 2024-2026. A discussão aborda as características do grupo, considerando sua localização, os espaços de estudo e as ações planejadas. Além disso, destaca considerações iniciais sobre o desenvolvimento do subprojeto Alfabetização na região de Delmiro Gouveia, em parceria com dois Centros Municipais de Educação Infantil, com foco nas atividades formativas dos licenciandos em Pedagogia, em colaboração com professores e crianças. A pesquisa possui natureza qualitativa, do tipo descritiva, e utiliza como instrumentos de análise documentos, planejamentos e práticas realizadas pelos estudantes de Pedagogia, em conjunto com os professores supervisores e a coordenadora de área do projeto. O estudo se fundamenta em autores que dialogam sobre formação de professores, infância e alfabetização, como Libanêo (2000); Gatti, Barretto e André (2011); Sarmento (2011); Brandão e Rosa (2016). Os resultados iniciais indicam que o Núcleo é formado por integrantes de diferentes origens e idades, oriundos do sertão brasileiro, incluindo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais em formação, todos com o objetivo comum de promover uma educação de qualidade para a primeira infância. O projeto tem fortalecido a relação entre a Universidade e as escolas públicas, criando oportunidades de colaboração e (co)formação entre educadores e estudantes de Pedagogia. Os licenciandos e professores têm vivenciado experiências formativas e práticas pedagógicas voltadas para a alfabetização e o letramento, mediadas por interações e brincadeiras que favorecem o desenvolvimento integral das crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14668_TB7385_28042025170515.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAÍSE SOARES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LAÍSE"
    "autor_email" => "laisesoareslima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar o perfil e as ações do Núcleo de Iniciação à Docência Alfabetização da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edição 2024-2026. A discussão aborda as características do grupo, considerando sua localização, os espaços de estudo e as ações planejadas. Além disso, destaca considerações iniciais sobre o desenvolvimento do subprojeto Alfabetização na região de Delmiro Gouveia, em parceria com dois Centros Municipais de Educação Infantil, com foco nas atividades formativas dos licenciandos em Pedagogia, em colaboração com professores e crianças. A pesquisa possui natureza qualitativa, do tipo descritiva, e utiliza como instrumentos de análise documentos, planejamentos e práticas realizadas pelos estudantes de Pedagogia, em conjunto com os professores supervisores e a coordenadora de área do projeto. O estudo se fundamenta em autores que dialogam sobre formação de professores, infância e alfabetização, como Libanêo (2000); Gatti, Barretto e André (2011); Sarmento (2011); Brandão e Rosa (2016). Os resultados iniciais indicam que o Núcleo é formado por integrantes de diferentes origens e idades, oriundos do sertão brasileiro, incluindo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais em formação, todos com o objetivo comum de promover uma educação de qualidade para a primeira infância. O projeto tem fortalecido a relação entre a Universidade e as escolas públicas, criando oportunidades de colaboração e (co)formação entre educadores e estudantes de Pedagogia. Os licenciandos e professores têm vivenciado experiências formativas e práticas pedagógicas voltadas para a alfabetização e o letramento, mediadas por interações e brincadeiras que favorecem o desenvolvimento integral das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.