Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOGRAFIA EM AÇÃO: A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DA ESCOLA CORONEL ANTÔNIO PESSOA AO CAIS DO SERTÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134313
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7295
    "inscrito_id" => 11328
    "titulo" => "GEOGRAFIA EM AÇÃO: A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DA ESCOLA CORONEL ANTÔNIO PESSOA AO CAIS DO SERTÃO"
    "resumo" => "Os alunos da Escola Coronel Antônio Pessoa realizaram uma visita técnica e educativa ao museu Cais do Sertão, localizado em Recife (PE). A atividade teve como objetivo proporcionar uma vivência cultural enriquecedora, ampliando os conhecimentos dos estudantes sobre a cultura sertaneja, em especial sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga. Proporcionar aos alunos uma experiência educativa fora do ambiente escolar, incentivando a valorização da cultura nordestina e promovendo a interdisciplinaridade entre história, arte, geografia e literatura. Com a seguinte problemática; Como promover o conhecimento da cultura nordestina de forma envolvente e significativa, despertando nos alunos o interesse pela história e identidade do povo sertanejo? A ação integrou os conteúdos curriculares com a valorização da identidade nordestina, por meio de uma metodologia prática e imersiva. A partir da visita, os alunos puderam relacionar aspectos históricos, sociais e artísticos, despertando o interesse pela cultura regional e fortalecendo o senso de pertencimento. A metodologia utilizada foi baseada na aprendizagem significativa, com abordagem interdisciplinar. Os alunos participaram de atividades preparatórias em sala de aula, seguidas da visita guiada ao Cais do Sertão, onde interagiram com exposições interativas, vídeos, músicas e espaços temáticos. Após a visita, os estudantes realizaram registros reflexivos por meio de textos, desenhos e apresentações. A visita resultou em um aumento do interesse dos alunos pelos temas abordados, contribuindo para o desenvolvimento da consciência cultural, da criatividade e do espírito crítico. Houve também maior engajamento nas atividades escolares relacionadas ao tema, além da valorização da cultura local e do patrimônio histórico do Nordeste."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11328_TB7295_26042025192148.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA MARIA DE MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amanda.mesquita.1009.pbtec22@escola.pb.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134313
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7295
    "inscrito_id" => 11328
    "titulo" => "GEOGRAFIA EM AÇÃO: A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DA ESCOLA CORONEL ANTÔNIO PESSOA AO CAIS DO SERTÃO"
    "resumo" => "Os alunos da Escola Coronel Antônio Pessoa realizaram uma visita técnica e educativa ao museu Cais do Sertão, localizado em Recife (PE). A atividade teve como objetivo proporcionar uma vivência cultural enriquecedora, ampliando os conhecimentos dos estudantes sobre a cultura sertaneja, em especial sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga. Proporcionar aos alunos uma experiência educativa fora do ambiente escolar, incentivando a valorização da cultura nordestina e promovendo a interdisciplinaridade entre história, arte, geografia e literatura. Com a seguinte problemática; Como promover o conhecimento da cultura nordestina de forma envolvente e significativa, despertando nos alunos o interesse pela história e identidade do povo sertanejo? A ação integrou os conteúdos curriculares com a valorização da identidade nordestina, por meio de uma metodologia prática e imersiva. A partir da visita, os alunos puderam relacionar aspectos históricos, sociais e artísticos, despertando o interesse pela cultura regional e fortalecendo o senso de pertencimento. A metodologia utilizada foi baseada na aprendizagem significativa, com abordagem interdisciplinar. Os alunos participaram de atividades preparatórias em sala de aula, seguidas da visita guiada ao Cais do Sertão, onde interagiram com exposições interativas, vídeos, músicas e espaços temáticos. Após a visita, os estudantes realizaram registros reflexivos por meio de textos, desenhos e apresentações. A visita resultou em um aumento do interesse dos alunos pelos temas abordados, contribuindo para o desenvolvimento da consciência cultural, da criatividade e do espírito crítico. Houve também maior engajamento nas atividades escolares relacionadas ao tema, além da valorização da cultura local e do patrimônio histórico do Nordeste."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11328_TB7295_26042025192148.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA MARIA DE MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amanda.mesquita.1009.pbtec22@escola.pb.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os alunos da Escola Coronel Antônio Pessoa realizaram uma visita técnica e educativa ao museu Cais do Sertão, localizado em Recife (PE). A atividade teve como objetivo proporcionar uma vivência cultural enriquecedora, ampliando os conhecimentos dos estudantes sobre a cultura sertaneja, em especial sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga. Proporcionar aos alunos uma experiência educativa fora do ambiente escolar, incentivando a valorização da cultura nordestina e promovendo a interdisciplinaridade entre história, arte, geografia e literatura. Com a seguinte problemática; Como promover o conhecimento da cultura nordestina de forma envolvente e significativa, despertando nos alunos o interesse pela história e identidade do povo sertanejo? A ação integrou os conteúdos curriculares com a valorização da identidade nordestina, por meio de uma metodologia prática e imersiva. A partir da visita, os alunos puderam relacionar aspectos históricos, sociais e artísticos, despertando o interesse pela cultura regional e fortalecendo o senso de pertencimento. A metodologia utilizada foi baseada na aprendizagem significativa, com abordagem interdisciplinar. Os alunos participaram de atividades preparatórias em sala de aula, seguidas da visita guiada ao Cais do Sertão, onde interagiram com exposições interativas, vídeos, músicas e espaços temáticos. Após a visita, os estudantes realizaram registros reflexivos por meio de textos, desenhos e apresentações. A visita resultou em um aumento do interesse dos alunos pelos temas abordados, contribuindo para o desenvolvimento da consciência cultural, da criatividade e do espírito crítico. Houve também maior engajamento nas atividades escolares relacionadas ao tema, além da valorização da cultura local e do patrimônio histórico do Nordeste.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.