ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DE UMA CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134293 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7263 "inscrito_id" => 5010 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DE UMA CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar o processo de alfabetização e letramento de uma criança de cinco anos, a partir da observação de seu desenvolvimento linguístico. A pesquisa, de abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, utilizou como instrumentos metodológicos a observação participante, registros em diário de campo, atividades lúdicas dirigidas e entrevistas informais com a responsável. A análise foi orientada pela compreensão de que a alfabetização vai além do simples domínio do código escrito, envolvendo também a inserção da criança nas práticas sociais de leitura e escrita. A criança observada já apresenta avanços significativos, como a escrita do próprio nome e a transcrição espontânea do alfabeto, o que demonstra apropriação inicial da linguagem escrita. Contudo, ainda evidencia dificuldades na diferenciação de vogais e consoantes e no espaçamento entre as letras. A oralidade, por sua vez, mostra-se em desenvolvimento compatível com sua faixa etária. Com base nos referenciais teóricos utilizados, conclui-se que o letramento se inicia antes mesmo do ensino formal da leitura e da escrita, sendo influenciado pelas interações sociais, pelo ambiente familiar e escolar, e pela mediação do educador. Portanto, os resultados reforçam a importância de práticas pedagógicas que valorizem os saberes prévios da criança e considerem o processo de construção da linguagem como dinâmico, significativo e socialmente contextualizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5010_TB7263_25042025184619.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAF EVERSON SILVA DO ROSARIO" "autor_nome_curto" => "ALLAF SILVA" "autor_email" => "silvaallaf5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134293 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7263 "inscrito_id" => 5010 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DE UMA CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar o processo de alfabetização e letramento de uma criança de cinco anos, a partir da observação de seu desenvolvimento linguístico. A pesquisa, de abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, utilizou como instrumentos metodológicos a observação participante, registros em diário de campo, atividades lúdicas dirigidas e entrevistas informais com a responsável. A análise foi orientada pela compreensão de que a alfabetização vai além do simples domínio do código escrito, envolvendo também a inserção da criança nas práticas sociais de leitura e escrita. A criança observada já apresenta avanços significativos, como a escrita do próprio nome e a transcrição espontânea do alfabeto, o que demonstra apropriação inicial da linguagem escrita. Contudo, ainda evidencia dificuldades na diferenciação de vogais e consoantes e no espaçamento entre as letras. A oralidade, por sua vez, mostra-se em desenvolvimento compatível com sua faixa etária. Com base nos referenciais teóricos utilizados, conclui-se que o letramento se inicia antes mesmo do ensino formal da leitura e da escrita, sendo influenciado pelas interações sociais, pelo ambiente familiar e escolar, e pela mediação do educador. Portanto, os resultados reforçam a importância de práticas pedagógicas que valorizem os saberes prévios da criança e considerem o processo de construção da linguagem como dinâmico, significativo e socialmente contextualizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5010_TB7263_25042025184619.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAF EVERSON SILVA DO ROSARIO" "autor_nome_curto" => "ALLAF SILVA" "autor_email" => "silvaallaf5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }