Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPEAMENTO E TRATAMENTO SUSTENTÁVEL DE POLUENTES NA ORLA DE MACEIÓ: PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134196
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7107
    "inscrito_id" => 15454
    "titulo" => "MAPEAMENTO E TRATAMENTO SUSTENTÁVEL DE POLUENTES NA ORLA DE MACEIÓ: PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR"
    "resumo" => "Este trabalho descreve um projeto de Iniciação Científica Júnior desenvolvido por estudantes da rede pública de ensino em Maceió, que tem como objetivo principal mapear pontos de poluição ao longo da orla da cidade. A iniciativa envolve diretamente os alunos, que identificam áreas críticas de poluição, avaliando parâmetros ambientais essenciais como pH, turbidez e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), para entender melhor a qualidade da água e os impactos ambientais decorrentes. No laboratório escolar, os estudantes analisam os dados coletados e propõem alternativas sustentáveis para tratar os poluentes encontrados, com destaque especial para o processo eletroquímico conhecido como fotocatálise, uma técnica que utiliza luz para acelerar reações químicas e reduzir a poluição ambiental. O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), está no seu segundo ano e já obteve resultados expressivos, beneficiando não apenas o aprendizado dos estudantes envolvidos, mas também gerando uma maior conscientização ambiental na comunidade escolar e impactos positivos para o município. A fundamentação teórica e metodológica do projeto inspira-se em trabalhos clássicos como os de Fujishima e Honda, pioneiros na fotocatálise heterogênea, e estudos atuais sobre educação científica e sustentabilidade ambiental aplicados ao contexto escolar. Os resultados já alcançados mostram claramente que os alunos são capazes de produzir dados científicos importantes, aplicar efetivamente a fotocatálise na redução de poluentes e aumentar significativamente o engajamento da comunidade em questões ambientais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15454_TB7107_11042025094939.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL DA SILVA OLIVEIRA DE HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rsoholanda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134196
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7107
    "inscrito_id" => 15454
    "titulo" => "MAPEAMENTO E TRATAMENTO SUSTENTÁVEL DE POLUENTES NA ORLA DE MACEIÓ: PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR"
    "resumo" => "Este trabalho descreve um projeto de Iniciação Científica Júnior desenvolvido por estudantes da rede pública de ensino em Maceió, que tem como objetivo principal mapear pontos de poluição ao longo da orla da cidade. A iniciativa envolve diretamente os alunos, que identificam áreas críticas de poluição, avaliando parâmetros ambientais essenciais como pH, turbidez e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), para entender melhor a qualidade da água e os impactos ambientais decorrentes. No laboratório escolar, os estudantes analisam os dados coletados e propõem alternativas sustentáveis para tratar os poluentes encontrados, com destaque especial para o processo eletroquímico conhecido como fotocatálise, uma técnica que utiliza luz para acelerar reações químicas e reduzir a poluição ambiental. O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), está no seu segundo ano e já obteve resultados expressivos, beneficiando não apenas o aprendizado dos estudantes envolvidos, mas também gerando uma maior conscientização ambiental na comunidade escolar e impactos positivos para o município. A fundamentação teórica e metodológica do projeto inspira-se em trabalhos clássicos como os de Fujishima e Honda, pioneiros na fotocatálise heterogênea, e estudos atuais sobre educação científica e sustentabilidade ambiental aplicados ao contexto escolar. Os resultados já alcançados mostram claramente que os alunos são capazes de produzir dados científicos importantes, aplicar efetivamente a fotocatálise na redução de poluentes e aumentar significativamente o engajamento da comunidade em questões ambientais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15454_TB7107_11042025094939.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL DA SILVA OLIVEIRA DE HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rsoholanda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho descreve um projeto de Iniciação Científica Júnior desenvolvido por estudantes da rede pública de ensino em Maceió, que tem como objetivo principal mapear pontos de poluição ao longo da orla da cidade. A iniciativa envolve diretamente os alunos, que identificam áreas críticas de poluição, avaliando parâmetros ambientais essenciais como pH, turbidez e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), para entender melhor a qualidade da água e os impactos ambientais decorrentes. No laboratório escolar, os estudantes analisam os dados coletados e propõem alternativas sustentáveis para tratar os poluentes encontrados, com destaque especial para o processo eletroquímico conhecido como fotocatálise, uma técnica que utiliza luz para acelerar reações químicas e reduzir a poluição ambiental. O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), está no seu segundo ano e já obteve resultados expressivos, beneficiando não apenas o aprendizado dos estudantes envolvidos, mas também gerando uma maior conscientização ambiental na comunidade escolar e impactos positivos para o município. A fundamentação teórica e metodológica do projeto inspira-se em trabalhos clássicos como os de Fujishima e Honda, pioneiros na fotocatálise heterogênea, e estudos atuais sobre educação científica e sustentabilidade ambiental aplicados ao contexto escolar. Os resultados já alcançados mostram claramente que os alunos são capazes de produzir dados científicos importantes, aplicar efetivamente a fotocatálise na redução de poluentes e aumentar significativamente o engajamento da comunidade em questões ambientais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.