DO LABORATÓRIO MAKER À FEIRA DE MATEMÁTICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134183 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7086 "inscrito_id" => 5978 "titulo" => "DO LABORATÓRIO MAKER À FEIRA DE MATEMÁTICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL." "resumo" => "Este estudo investiga a aplicação da impressão 3D no desenvolvimento de Tecnologias Assistivas (TA) para estudantes com deficiências motoras nos membros superiores, articulando conceitos matemáticos, inovação tecnológica e letramento científico. Fundamentado em Bersch (2017), Galvão (2009) e Rocha (2018), e em teóricos como Santos (2014), que destaca o letramento científico como ferramenta essencial para a cidadania, o projeto envolveu cinco estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Manoel Vicente Gomes, uma escola pública da rede estadual de Santa Catarina. A iniciativa, apresentada na XXV Feira Regional de Matemática, incorporou princípios da educação maker e da popularização da ciência, conforme proposto por Martins (2018). A metodologia combinou pesquisa bibliográfica, modelagem 3D (Tinkercad) e produção de dispositivos assistivos (adaptadores para talheres, chaves e suportes para copos) utilizando filamento PLA. Os resultados evidenciaram a viabilidade de criar TA acessíveis e personalizadas, promovendo autonomia e inclusão. A participação na feira cumpriu um papel fundamental no letramento científico, conforme conceituado por Grimes (2023), ao transformar os estudantes em protagonistas na construção e divulgação do conhecimento. O reconhecimento com prêmio de destaque reforçou, na perspectiva de Cachapuz (2005), a relevância de iniciativas que articulam tecnologia, educação especial e letramento científico para a formação de cidadãos críticos e participativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5978_TB7086_09042025000426.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZANE FERMINO" "autor_nome_curto" => "ROZANE" "autor_email" => "rfermino@furb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134183 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7086 "inscrito_id" => 5978 "titulo" => "DO LABORATÓRIO MAKER À FEIRA DE MATEMÁTICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL." "resumo" => "Este estudo investiga a aplicação da impressão 3D no desenvolvimento de Tecnologias Assistivas (TA) para estudantes com deficiências motoras nos membros superiores, articulando conceitos matemáticos, inovação tecnológica e letramento científico. Fundamentado em Bersch (2017), Galvão (2009) e Rocha (2018), e em teóricos como Santos (2014), que destaca o letramento científico como ferramenta essencial para a cidadania, o projeto envolveu cinco estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Manoel Vicente Gomes, uma escola pública da rede estadual de Santa Catarina. A iniciativa, apresentada na XXV Feira Regional de Matemática, incorporou princípios da educação maker e da popularização da ciência, conforme proposto por Martins (2018). A metodologia combinou pesquisa bibliográfica, modelagem 3D (Tinkercad) e produção de dispositivos assistivos (adaptadores para talheres, chaves e suportes para copos) utilizando filamento PLA. Os resultados evidenciaram a viabilidade de criar TA acessíveis e personalizadas, promovendo autonomia e inclusão. A participação na feira cumpriu um papel fundamental no letramento científico, conforme conceituado por Grimes (2023), ao transformar os estudantes em protagonistas na construção e divulgação do conhecimento. O reconhecimento com prêmio de destaque reforçou, na perspectiva de Cachapuz (2005), a relevância de iniciativas que articulam tecnologia, educação especial e letramento científico para a formação de cidadãos críticos e participativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5978_TB7086_09042025000426.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZANE FERMINO" "autor_nome_curto" => "ROZANE" "autor_email" => "rfermino@furb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }