PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA A FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA.
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A pesquisa parte da constatação de que a EJA, embora reconhecida por sua relevância social e legal, ainda é marginalizada na formação docente, tanto em termos curriculares quanto em oportunidades práticas. O objetivo central é compreender como as experiências proporcionadas pelo estágio contribuem para a construção da identidade profissional dos futuros educadores, especialmente no contexto da EJA. A abordagem metodológica é qualitativa, com caráter exploratório, utilizando-se da análise de conteúdo (Bardin, 2002) para examinar os dados coletados por meio de questionário aplicado a estudantes que cursaram a disciplina PPP-7 no semestre 2024.1. O referencial teórico é composto por autores como Freire (1996, 2005), Pimenta e Lima (2012), Gadotti e Romão (2006) e Oliveira (2010), que discutem a formação docente, a prática pedagógica crítica e a especificidade da EJA. 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