Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIORREMEDIAÇÃO DE CONTAMINANTES DO RIO VERRUGA: UM INSTRUMENTO PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AULAS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo demonstrar como a biorremediação de contaminantes do Rio Verruga pode servir como um instrumento para a inserção da Educação Ambiental em aulas do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFBA, Campus Vitória da Conquista. É notável que, no decorrer dos anos, a evolução da Educação Ambiental, possibilitou que fosse normatizada não só no Direito Internacional como também nos ordenamentos jurídicos dos mais diversos países. No Brasil, o art. 225, §1º, VI, da Constituição Federal de 1988, impõe a inserção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, o que, por sua vez, abrange o Curso Técnico em Meio Ambiente do IFBA, Campus Vitória da Conquista. Assim, o tema da biorremediação de contaminantes do Rio Verruga, por envolver aspectos ambientais relevantes, tem convergência com a Educação Ambiental, possuindo, portanto, potencial para promovê-la. Optou-se, metodologicamente, por uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica e de análise documental. Compreendeu-se, ademais, que o tema da biorremediação de contaminantes do Rio Verruga pode ser útil para promover a inserção da Educação Ambiental em aulas do Curso Técnico apontado, contribuindo com a observância da legislação vigente e, mais do que isso, com a sensibilização dos alunos para as demandas ambientais. Não é demais salientar que, por suas características, que envolve debates sobre um processo que usa micro-organismos para degradar ou mobilizar contaminantes do solo e da água, o tema pode favorecer interlocuções com conteúdos da biologia, presentes no Ensino Ténico.

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