DA PREPARAÇÃO À FORMAÇÃO? A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO PROFESSOR LEIGO NO MOBRAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134090 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6948 "inscrito_id" => 12270 "titulo" => "DA PREPARAÇÃO À FORMAÇÃO? A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO PROFESSOR LEIGO NO MOBRAL" "resumo" => "O presente estudo tem como finalidade analisar o processo de formação de professores que atuaram em turmas no Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL no período de 1970, de uma região no interior do estado do Ceará. A hipótese levantada é a de que esses professores foram “preparados” para uma atuação tecnicamente formatada numa perspectiva tradicional, de base reprodutora dos moldes da soletração, decoreba e repetição, sobretudo, numa proposta aligeira de ensinar “como fazer”. A base teórica procede de Jane Paiva (1982), Osmar Favero (2001), Paulo Freire (1996) e de Bernard Charlot (2016) cujos conceitos nos permitiram entender a configuração do percurso histórico do MOBRAL, assim como também, discutir a dicotomia “preparação” versus “formação” e como as metodologias de ensino foram influenciadas, a partir do conceito de saber ensinar. A pesquisa qualitativa do tipo exploratória conta com a produção dos dados por meio da aplicação de entrevistas com as professoras que atuaram com turmas no MOBRAL. A análise interpretativa e categorizada das falas dessas professores, nos permitirão refletir sobre o programa e seus desdobramentos no contexto da atuação pedagógica em sala de aula. Os achados da pesquisa apontam para uma ampla discussão sobre as práticas didáticas, metodológicas e pedagógicas, fundamentais à formação de professores em contraste com a preparação aligeirada e esvaziada dos instrutores dos programas de educação e ensino para a Educação de Jovens e Adultos. Espera-se que a discussão promova a formação crítica e reflexiva de práticas comprometidas com a educação, emancipação das “gentes da EJA” (Ferreira, 2024) e, principalmente, com a formação humana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12270_TB6948_08042025233611.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAISA BIBIANO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LAISA" "autor_email" => "laisabibiano14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134090 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6948 "inscrito_id" => 12270 "titulo" => "DA PREPARAÇÃO À FORMAÇÃO? A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO PROFESSOR LEIGO NO MOBRAL" "resumo" => "O presente estudo tem como finalidade analisar o processo de formação de professores que atuaram em turmas no Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL no período de 1970, de uma região no interior do estado do Ceará. A hipótese levantada é a de que esses professores foram “preparados” para uma atuação tecnicamente formatada numa perspectiva tradicional, de base reprodutora dos moldes da soletração, decoreba e repetição, sobretudo, numa proposta aligeira de ensinar “como fazer”. A base teórica procede de Jane Paiva (1982), Osmar Favero (2001), Paulo Freire (1996) e de Bernard Charlot (2016) cujos conceitos nos permitiram entender a configuração do percurso histórico do MOBRAL, assim como também, discutir a dicotomia “preparação” versus “formação” e como as metodologias de ensino foram influenciadas, a partir do conceito de saber ensinar. A pesquisa qualitativa do tipo exploratória conta com a produção dos dados por meio da aplicação de entrevistas com as professoras que atuaram com turmas no MOBRAL. A análise interpretativa e categorizada das falas dessas professores, nos permitirão refletir sobre o programa e seus desdobramentos no contexto da atuação pedagógica em sala de aula. Os achados da pesquisa apontam para uma ampla discussão sobre as práticas didáticas, metodológicas e pedagógicas, fundamentais à formação de professores em contraste com a preparação aligeirada e esvaziada dos instrutores dos programas de educação e ensino para a Educação de Jovens e Adultos. Espera-se que a discussão promova a formação crítica e reflexiva de práticas comprometidas com a educação, emancipação das “gentes da EJA” (Ferreira, 2024) e, principalmente, com a formação humana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12270_TB6948_08042025233611.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAISA BIBIANO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LAISA" "autor_email" => "laisabibiano14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }