A TEORIA DO MINDSET E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133777 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6531 "inscrito_id" => 15159 "titulo" => "A TEORIA DO MINDSET E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "Mindset é um termo adotado pela Psicologia para designar ‘mentalidade’. O conceito foi amplamente estudado pela psicóloga Carol Dweck, professora da Universidade de Stanford, e resultou no livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso. Na obra, a pesquisadora concluiu que existem basicamente dois tipos de mentalidade que podem influenciar de maneira decisiva a capacidade de realização e de conquista nas vidas das pessoas: o Mindset Fixo e o Growth Mindset (ou Mindset de Crescimento). Levando em conta este estudo, trazendo para o contexto da educação contemporânea, a teoria do Mindset chega para auxiliar os educadores a incentivarem mecanismos que possam ajudar estudantes a desenvolverem um mindset de crescimento, os quais podem impactar positivamente no desempenho social, emocional e cognitivo dos estudantes. Tais observações motivaram a realização deste estudo a partir de uma revisão bibliográfica, que visa conceituar e relacionar estudos que abordam o mindset na perspectiva do desempenho escolar, ou não. Tendo como principais referenciais teóricos os estudos de Bandura (1986), Mueller e Dweck (1998), Dweck (2006) e Blackwell (2007). Os resultados apontam para o mindset como importante no contexto pedagógico, contribuindo com uma nova mirada nos estudos da área de aprendizagem e desenvolvimento, refletindo na mudança cada vez mais latente dos modelos educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15159_TB6531_08042025214446.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO DE MELO PEREIRA DA VEIGA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO MELO" "autor_email" => "carloseduardo090501@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133777 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6531 "inscrito_id" => 15159 "titulo" => "A TEORIA DO MINDSET E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "Mindset é um termo adotado pela Psicologia para designar ‘mentalidade’. O conceito foi amplamente estudado pela psicóloga Carol Dweck, professora da Universidade de Stanford, e resultou no livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso. Na obra, a pesquisadora concluiu que existem basicamente dois tipos de mentalidade que podem influenciar de maneira decisiva a capacidade de realização e de conquista nas vidas das pessoas: o Mindset Fixo e o Growth Mindset (ou Mindset de Crescimento). Levando em conta este estudo, trazendo para o contexto da educação contemporânea, a teoria do Mindset chega para auxiliar os educadores a incentivarem mecanismos que possam ajudar estudantes a desenvolverem um mindset de crescimento, os quais podem impactar positivamente no desempenho social, emocional e cognitivo dos estudantes. Tais observações motivaram a realização deste estudo a partir de uma revisão bibliográfica, que visa conceituar e relacionar estudos que abordam o mindset na perspectiva do desempenho escolar, ou não. Tendo como principais referenciais teóricos os estudos de Bandura (1986), Mueller e Dweck (1998), Dweck (2006) e Blackwell (2007). Os resultados apontam para o mindset como importante no contexto pedagógico, contribuindo com uma nova mirada nos estudos da área de aprendizagem e desenvolvimento, refletindo na mudança cada vez mais latente dos modelos educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15159_TB6531_08042025214446.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO DE MELO PEREIRA DA VEIGA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO MELO" "autor_email" => "carloseduardo090501@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }