Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS E BRAILLE PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS: UMA FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO EM SALA DE AULA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131638
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3582
    "inscrito_id" => 3113
    "titulo" => "PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS E BRAILLE PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS: UMA FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO EM SALA DE AULA."
    "resumo" => "A busca por uma educação mais inclusiva e equitativa tem levado à reconsideração de métodos e práticas que favoreçam a diversidade nas salas de aula. Historicamente, o processo educacional para pessoas com deficiência tem sido marcado por representações e contextos sociais que, em alguns momentos, promovem sua exclusão, enquanto em outros garantem sua inserção no campo legal e de direitos. A educação inclusiva, consagrada pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), assegura o direito de todos à educação, sem exceções. No entanto, a concretização desse direito ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no ensino de ciências. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a elaboração de materiais didáticos adaptados à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e ao Braille para o ensino de ligações químicas em sala de aula. O objetivo principal foi promover a inclusão de estudantes com deficiência auditiva e visual nas aulas de Química, bem como tornar a aprendizagem desse conteúdo mais efetiva para todos os estudantes presentes. Os materiais, compostos por dinâmicas ou jogos como quebra-cabeças, foram criados a partir de uma revisão da literatura sobre educação inclusiva e ensino de ciências. Os resultados da pesquisa mostram que os recursos adequados favoreceram a compreensão dos conceitos químicos por todos os estudantes, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e equitativa. Portanto, os materiais didáticos adaptados representam uma ferramenta valiosa para a inclusão escolar e podem inspirar a criação de outros recursos pedagógicos acessíveis para diversas áreas do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID3113_TB3582_16032025191346.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELSON SANTIAGO DE ALVARENGA"
    "autor_nome_curto" => "ELSON"
    "autor_email" => "elson@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131638
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3582
    "inscrito_id" => 3113
    "titulo" => "PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS E BRAILLE PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS: UMA FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO EM SALA DE AULA."
    "resumo" => "A busca por uma educação mais inclusiva e equitativa tem levado à reconsideração de métodos e práticas que favoreçam a diversidade nas salas de aula. Historicamente, o processo educacional para pessoas com deficiência tem sido marcado por representações e contextos sociais que, em alguns momentos, promovem sua exclusão, enquanto em outros garantem sua inserção no campo legal e de direitos. A educação inclusiva, consagrada pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), assegura o direito de todos à educação, sem exceções. No entanto, a concretização desse direito ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no ensino de ciências. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a elaboração de materiais didáticos adaptados à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e ao Braille para o ensino de ligações químicas em sala de aula. O objetivo principal foi promover a inclusão de estudantes com deficiência auditiva e visual nas aulas de Química, bem como tornar a aprendizagem desse conteúdo mais efetiva para todos os estudantes presentes. Os materiais, compostos por dinâmicas ou jogos como quebra-cabeças, foram criados a partir de uma revisão da literatura sobre educação inclusiva e ensino de ciências. Os resultados da pesquisa mostram que os recursos adequados favoreceram a compreensão dos conceitos químicos por todos os estudantes, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e equitativa. Portanto, os materiais didáticos adaptados representam uma ferramenta valiosa para a inclusão escolar e podem inspirar a criação de outros recursos pedagógicos acessíveis para diversas áreas do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID3113_TB3582_16032025191346.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELSON SANTIAGO DE ALVARENGA"
    "autor_nome_curto" => "ELSON"
    "autor_email" => "elson@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A busca por uma educação mais inclusiva e equitativa tem levado à reconsideração de métodos e práticas que favoreçam a diversidade nas salas de aula. Historicamente, o processo educacional para pessoas com deficiência tem sido marcado por representações e contextos sociais que, em alguns momentos, promovem sua exclusão, enquanto em outros garantem sua inserção no campo legal e de direitos. A educação inclusiva, consagrada pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), assegura o direito de todos à educação, sem exceções. No entanto, a concretização desse direito ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no ensino de ciências. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a elaboração de materiais didáticos adaptados à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e ao Braille para o ensino de ligações químicas em sala de aula. O objetivo principal foi promover a inclusão de estudantes com deficiência auditiva e visual nas aulas de Química, bem como tornar a aprendizagem desse conteúdo mais efetiva para todos os estudantes presentes. Os materiais, compostos por dinâmicas ou jogos como quebra-cabeças, foram criados a partir de uma revisão da literatura sobre educação inclusiva e ensino de ciências. Os resultados da pesquisa mostram que os recursos adequados favoreceram a compreensão dos conceitos químicos por todos os estudantes, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e equitativa. Portanto, os materiais didáticos adaptados representam uma ferramenta valiosa para a inclusão escolar e podem inspirar a criação de outros recursos pedagógicos acessíveis para diversas áreas do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.