ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O PAPEL DA MULHER NA CIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133637 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6335 "inscrito_id" => 14764 "titulo" => "ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O PAPEL DA MULHER NA CIÊNCIA" "resumo" => "A invisibilidade da mulher persiste em diferentes áreas, inclusive na ciência por fatores como preconceito e estereótipo. Diante disso, o presente estudo visa promover a reflexão crítica sobre a desigualdade de gênero na ciência, evidenciando a importância da valorização das contribuições de mulheres cientistas historicamente. Foi realizada uma intervenção com uma turma do 2 ano do Ensino Médio, em uma escola pública, situada no Sertão do Pajeú no contexto do programa de bolsas e iniciação à docência (PIBID). Foi dividida em 3 etapas, a primeira consistiu em elaborar uma nuvem de palavras, para mapear as concepções sobre o tema. Já na segunda etapa, ocorreu a explanação da temática, iniciando da determinação pela Organização das Nações Unidas (ONU) do dia internacional da mulher até às contribuições das mulheres na ciência na atualidade e divisão dos grupos, cada grupo ficou responsável por produzir um cartaz de uma mulher cientista. Na terceira etapa aconteceu a confecção de cartazes com materiais como textos informativos, imagens e biografia de cada cientista e posterior apresentação. Na etapa final, foram realizados questionamentos sobre as contribuições de cada figura feminina. Devido a extensão dos dados foi feito um recorte das apresentações dos cartazes. Durante as apresentações um estudante destacou em sua fala sobre a participação das mulheres na ciência Fala 1: “Incentiva mais …porque tem muita mulher que quer …, investir nisso, tem muita sabedoria, porém o desvalorizamento delas na ciência acabam não sendo aceitas na comunidade” A1. Destacamos que o A1 reconhece o desejo e a potencialidade que as mulheres têm em participar da ciência, devido algumas barreiras que dificultam sua produção no âmbito científico. Sendo assim, percebemos que intervenções sobre a valorização das mulheres ajudam a incentivar a participação destas na ciência. Além de contribuir para a superação da desigualdade de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14764_TB6335_08042025204557.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELA RAYANE BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MANUELA" "autor_email" => "manuelasilva.bezerra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133637 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6335 "inscrito_id" => 14764 "titulo" => "ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O PAPEL DA MULHER NA CIÊNCIA" "resumo" => "A invisibilidade da mulher persiste em diferentes áreas, inclusive na ciência por fatores como preconceito e estereótipo. Diante disso, o presente estudo visa promover a reflexão crítica sobre a desigualdade de gênero na ciência, evidenciando a importância da valorização das contribuições de mulheres cientistas historicamente. Foi realizada uma intervenção com uma turma do 2 ano do Ensino Médio, em uma escola pública, situada no Sertão do Pajeú no contexto do programa de bolsas e iniciação à docência (PIBID). Foi dividida em 3 etapas, a primeira consistiu em elaborar uma nuvem de palavras, para mapear as concepções sobre o tema. Já na segunda etapa, ocorreu a explanação da temática, iniciando da determinação pela Organização das Nações Unidas (ONU) do dia internacional da mulher até às contribuições das mulheres na ciência na atualidade e divisão dos grupos, cada grupo ficou responsável por produzir um cartaz de uma mulher cientista. Na terceira etapa aconteceu a confecção de cartazes com materiais como textos informativos, imagens e biografia de cada cientista e posterior apresentação. Na etapa final, foram realizados questionamentos sobre as contribuições de cada figura feminina. Devido a extensão dos dados foi feito um recorte das apresentações dos cartazes. Durante as apresentações um estudante destacou em sua fala sobre a participação das mulheres na ciência Fala 1: “Incentiva mais …porque tem muita mulher que quer …, investir nisso, tem muita sabedoria, porém o desvalorizamento delas na ciência acabam não sendo aceitas na comunidade” A1. Destacamos que o A1 reconhece o desejo e a potencialidade que as mulheres têm em participar da ciência, devido algumas barreiras que dificultam sua produção no âmbito científico. Sendo assim, percebemos que intervenções sobre a valorização das mulheres ajudam a incentivar a participação destas na ciência. Além de contribuir para a superação da desigualdade de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14764_TB6335_08042025204557.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELA RAYANE BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MANUELA" "autor_email" => "manuelasilva.bezerra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }