Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: IMPACTOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133312
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5901
    "inscrito_id" => 238
    "titulo" => "RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: IMPACTOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de reflexões acerca de uma discussão relevante no contexto da Educação Básica brasileira, a saber: os impactos e desafios da relação família-escola estabelecidas em educandários do nosso país, considerando a função social que a escola desempenha no aspecto formativo dos indivíduos, bem como as contribuições para com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, entende-se que a escola se origina com importante papel a desempenhar, a necessidade de contribuir com a busca de soluções que respondam à determinadas questões problemas, sendo assim, a LDB nº9394/1996, evidencia sobre a importância da participação da família na escola e as possíveis contribuições dessa parceria para os educandos. Diante do exposto, objetiva-se com esse estudo, refletir sobre como se dar a relação família e escola em nossos espaços educativos, bem como pensar sobre as implicações dessa ausência de parceria, como isso pode acarretar um comprometimento do processo de ensino e aprendizagem dos educandos, buscando responder a questões do tipo: quais os possíveis impactos e desafios percebidos no desenvolvimento do aluno a partir da relação escola-família? Como a parceria entre essas instituições pode contribuir para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem em nossas escolas? Na busca por alcançar o objetivo proposto nesse trabalho, e solucionar a situação apresentada, o presente estudo caracteriza-se numa perspectiva qualitativa, por enfocar o pensamento reflexivo-investigativo no decorrer da pesquisa, esta que será realizada através de um levantamento bibliográfico. Parte do referencial teórico que embasa esse trabalho, baseia-se em Santos, (2014), Arroyo, (1993), dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID238_TB5901_08042025160836.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERYKA RAENYA QUEIROZ MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "HERYKA"
    "autor_email" => "raenyaqueiroz@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133312
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5901
    "inscrito_id" => 238
    "titulo" => "RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: IMPACTOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de reflexões acerca de uma discussão relevante no contexto da Educação Básica brasileira, a saber: os impactos e desafios da relação família-escola estabelecidas em educandários do nosso país, considerando a função social que a escola desempenha no aspecto formativo dos indivíduos, bem como as contribuições para com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, entende-se que a escola se origina com importante papel a desempenhar, a necessidade de contribuir com a busca de soluções que respondam à determinadas questões problemas, sendo assim, a LDB nº9394/1996, evidencia sobre a importância da participação da família na escola e as possíveis contribuições dessa parceria para os educandos. Diante do exposto, objetiva-se com esse estudo, refletir sobre como se dar a relação família e escola em nossos espaços educativos, bem como pensar sobre as implicações dessa ausência de parceria, como isso pode acarretar um comprometimento do processo de ensino e aprendizagem dos educandos, buscando responder a questões do tipo: quais os possíveis impactos e desafios percebidos no desenvolvimento do aluno a partir da relação escola-família? Como a parceria entre essas instituições pode contribuir para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem em nossas escolas? Na busca por alcançar o objetivo proposto nesse trabalho, e solucionar a situação apresentada, o presente estudo caracteriza-se numa perspectiva qualitativa, por enfocar o pensamento reflexivo-investigativo no decorrer da pesquisa, esta que será realizada através de um levantamento bibliográfico. Parte do referencial teórico que embasa esse trabalho, baseia-se em Santos, (2014), Arroyo, (1993), dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID238_TB5901_08042025160836.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERYKA RAENYA QUEIROZ MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "HERYKA"
    "autor_email" => "raenyaqueiroz@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho é fruto de reflexões acerca de uma discussão relevante no contexto da Educação Básica brasileira, a saber: os impactos e desafios da relação família-escola estabelecidas em educandários do nosso país, considerando a função social que a escola desempenha no aspecto formativo dos indivíduos, bem como as contribuições para com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, entende-se que a escola se origina com importante papel a desempenhar, a necessidade de contribuir com a busca de soluções que respondam à determinadas questões problemas, sendo assim, a LDB nº9394/1996, evidencia sobre a importância da participação da família na escola e as possíveis contribuições dessa parceria para os educandos. Diante do exposto, objetiva-se com esse estudo, refletir sobre como se dar a relação família e escola em nossos espaços educativos, bem como pensar sobre as implicações dessa ausência de parceria, como isso pode acarretar um comprometimento do processo de ensino e aprendizagem dos educandos, buscando responder a questões do tipo: quais os possíveis impactos e desafios percebidos no desenvolvimento do aluno a partir da relação escola-família? Como a parceria entre essas instituições pode contribuir para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem em nossas escolas? Na busca por alcançar o objetivo proposto nesse trabalho, e solucionar a situação apresentada, o presente estudo caracteriza-se numa perspectiva qualitativa, por enfocar o pensamento reflexivo-investigativo no decorrer da pesquisa, esta que será realizada através de um levantamento bibliográfico. Parte do referencial teórico que embasa esse trabalho, baseia-se em Santos, (2014), Arroyo, (1993), dentre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.