Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOVO ENSINO MÉDIO PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA NO AGRESTE PERNAMBUCANO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa que emergiu de inquietações acerca dos processos de implementação do Novo Ensino Médio, resultado da Reforma do Ensino Médio, que implicou na alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) por meio da lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diante da problemática, buscamos analisar as implicações dessa implementação para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) no município de Garanhuns/PE nos anos de 2022 e 2023. Optou-se pela realização de estudo de caso qualitativo, tendo como lócus escolas de referência do município. Os sujeitos da pesquisa foram 9 professores, 3 gestores e 2 educadores de apoio. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de dois questionários e da seleção de documentos oficiais. Para interpretação dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2011). Como aporte teórico: Costa (2020), Silva (2021), Costa (2022), Silva (2018) e Antunes (2020), que contribuíram com análises políticas e históricas do contexto educacional. Durante os anos da pesquisa, identificamos um processo de aligeiramento na formação, rompendo com o conceito de formação integral. Além disso, a falta de estrutura e informações sobre o processo de implementação se mantiveram, mesmo com a mudança do governo em 2023. Entretanto, neste ano (2025), houve uma expansão da Formação Geral Básica e retração dos itinerários formativos, além do desenvolvimento de formações continuadas pelas Gerências Regionais e aquisição de novos professores da área através de concurso público.

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