MICROCONTROLADORES NA EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO O ENSINO DE QUÍMICA COM TECNOLOGIA ACESSÍVEL E INTERATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133166 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5686 "inscrito_id" => 8379 "titulo" => "MICROCONTROLADORES NA EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO O ENSINO DE QUÍMICA COM TECNOLOGIA ACESSÍVEL E INTERATIVA" "resumo" => "Este trabalho relata a experiência no desenvolvimento de dispositivos educacionais e laboratoriais baseados em microcontroladores. Realizados no campus IFCE, esse projeto visa facilitar o ensino de química e despertar o interesse dos alunos pela ciência e tecnologia. Durante nossa participação, aprendemos sobre o desenvolvimento e a programação de diversos dispositivos inovadores que auxiliam no aprendizado e na prática laboratorial. Entre eles, destacam-se um game interativo de perguntas de múltipla escolha, projetado para tornar as aulas mais dinâmicas, e um equipamento de identificação de gases por meio da variação da velocidade do som, voltado para a certificação da pureza dos gases. Além desses, foram criadas trancas eletrônicas, termômetros digitais, parâmetros e balanças inteligentes, que possibilitam a criação de gráficos de consumo e reproduzem os valores obtidos em voz alta, tornando-se equipamentos acessíveis para pessoas com baixa visão. A integração de tecnologias acessíveis e interativas no ensino não só facilita a compreensão de conceitos científicos, mas também estimula o interesse pela ciência e tecnologia, transformando a educação em uma experiência mais eficiente. Almeida (2008), A utilização de tecnologias digitais portáteis na mediatização dos processos educativos evidencia novos espaços de ensinar e aprender diferentes dos espaços convencionais. A participação nesse projeto demonstrou que a integração de microcontroladores na educação promove um ensino mais prático, acessível e envolvente, especialmente em contextos em que os recursos são limitados, tornando tais equipamentos viáveis para serem feitos e utilizados pelos professores em escolas que apresentam baixo orçamento e que não possuem equipamentos laboratoriais adequados. Os resultados indicam que tais inovações não apenas ampliam as possibilidades didáticas, mas também incentivam o desenvolvimento de novas habilidades nos alunos, preparando-os para desafios acadêmicos e profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID8379_TB5686_22042025204855.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CLEYTON NOGUEIRA SANTANA" "autor_nome_curto" => "CLEYTON" "autor_email" => "cleyton.nogueira09@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133166 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5686 "inscrito_id" => 8379 "titulo" => "MICROCONTROLADORES NA EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO O ENSINO DE QUÍMICA COM TECNOLOGIA ACESSÍVEL E INTERATIVA" "resumo" => "Este trabalho relata a experiência no desenvolvimento de dispositivos educacionais e laboratoriais baseados em microcontroladores. Realizados no campus IFCE, esse projeto visa facilitar o ensino de química e despertar o interesse dos alunos pela ciência e tecnologia. Durante nossa participação, aprendemos sobre o desenvolvimento e a programação de diversos dispositivos inovadores que auxiliam no aprendizado e na prática laboratorial. Entre eles, destacam-se um game interativo de perguntas de múltipla escolha, projetado para tornar as aulas mais dinâmicas, e um equipamento de identificação de gases por meio da variação da velocidade do som, voltado para a certificação da pureza dos gases. Além desses, foram criadas trancas eletrônicas, termômetros digitais, parâmetros e balanças inteligentes, que possibilitam a criação de gráficos de consumo e reproduzem os valores obtidos em voz alta, tornando-se equipamentos acessíveis para pessoas com baixa visão. A integração de tecnologias acessíveis e interativas no ensino não só facilita a compreensão de conceitos científicos, mas também estimula o interesse pela ciência e tecnologia, transformando a educação em uma experiência mais eficiente. Almeida (2008), A utilização de tecnologias digitais portáteis na mediatização dos processos educativos evidencia novos espaços de ensinar e aprender diferentes dos espaços convencionais. A participação nesse projeto demonstrou que a integração de microcontroladores na educação promove um ensino mais prático, acessível e envolvente, especialmente em contextos em que os recursos são limitados, tornando tais equipamentos viáveis para serem feitos e utilizados pelos professores em escolas que apresentam baixo orçamento e que não possuem equipamentos laboratoriais adequados. Os resultados indicam que tais inovações não apenas ampliam as possibilidades didáticas, mas também incentivam o desenvolvimento de novas habilidades nos alunos, preparando-os para desafios acadêmicos e profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID8379_TB5686_22042025204855.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CLEYTON NOGUEIRA SANTANA" "autor_nome_curto" => "CLEYTON" "autor_email" => "cleyton.nogueira09@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }