Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: REFLEXÕES TEÓRICAS E IMPLICAÇÕES NA BNCC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133086
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5588
    "inscrito_id" => 1857
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: REFLEXÕES TEÓRICAS E IMPLICAÇÕES NA BNCC"
    "resumo" => "Ao pensar na questão da alfabetização, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada no ano de 2023, apontam que o número de pessoas com 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever chegou a 9,3 milhões, representando 5,4% da população nessa faixa etária. A maior concentração estava no Nordeste, com 54,7% desse total (cerca de 5,1 milhões de indivíduos), enquanto a Região Sudeste abrigava 22,8% (aproximadamente 2,1 milhões). Dito isso, essa pesquisa tem como objetivo geral: reflitir acerca do ensino durante a alfabetização e sua relação com a consciência fonológica (CF), e como objetivos específicos: (i) compreender o conceito de alfabetização; (ii) observar a temática da alfabetização e sua relação com consciência fonológica no âmbito das pesquisas acadêmicas; (iii) verificar como a temática da consciência fonológica é estabelecida na Base Nacional Comum Curricular. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica. Em relação á fundamentação teórica, nos embasamos nos estudos de Adams et al (2006) e Savage (2015) que aborda como a capacidade de compreender e manipular os aspectos sonoros da linguagem falada, enquanto Alves (2012) enfatiza o conceito de consciência fonológica e seus diferentes níveis de desenvolvimento, incluindo a consciência silábica, intrassilábica e fonêmica. Assim como Roberto (2016), que destaca que o desenvolvimento da consciência fonológica é o ponto de partida para a aprendizagem da leitura e da escrita, dentre outros pressupostos teóricos. Os resultados preliminares apontam que embora a a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traga orientações que mencionam habilidades relacionadas à percepção e manipulação dos sons da fala, essas diretrizes nem sempre são devidamente exploradas nos planejamentos escolares ou nos programas de formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1857_TB5588_08042025104650.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA MARIA SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA"
    "autor_email" => "julia.alves@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133086
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5588
    "inscrito_id" => 1857
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: REFLEXÕES TEÓRICAS E IMPLICAÇÕES NA BNCC"
    "resumo" => "Ao pensar na questão da alfabetização, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada no ano de 2023, apontam que o número de pessoas com 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever chegou a 9,3 milhões, representando 5,4% da população nessa faixa etária. A maior concentração estava no Nordeste, com 54,7% desse total (cerca de 5,1 milhões de indivíduos), enquanto a Região Sudeste abrigava 22,8% (aproximadamente 2,1 milhões). Dito isso, essa pesquisa tem como objetivo geral: reflitir acerca do ensino durante a alfabetização e sua relação com a consciência fonológica (CF), e como objetivos específicos: (i) compreender o conceito de alfabetização; (ii) observar a temática da alfabetização e sua relação com consciência fonológica no âmbito das pesquisas acadêmicas; (iii) verificar como a temática da consciência fonológica é estabelecida na Base Nacional Comum Curricular. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica. Em relação á fundamentação teórica, nos embasamos nos estudos de Adams et al (2006) e Savage (2015) que aborda como a capacidade de compreender e manipular os aspectos sonoros da linguagem falada, enquanto Alves (2012) enfatiza o conceito de consciência fonológica e seus diferentes níveis de desenvolvimento, incluindo a consciência silábica, intrassilábica e fonêmica. Assim como Roberto (2016), que destaca que o desenvolvimento da consciência fonológica é o ponto de partida para a aprendizagem da leitura e da escrita, dentre outros pressupostos teóricos. Os resultados preliminares apontam que embora a a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traga orientações que mencionam habilidades relacionadas à percepção e manipulação dos sons da fala, essas diretrizes nem sempre são devidamente exploradas nos planejamentos escolares ou nos programas de formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1857_TB5588_08042025104650.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA MARIA SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA"
    "autor_email" => "julia.alves@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao pensar na questão da alfabetização, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada no ano de 2023, apontam que o número de pessoas com 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever chegou a 9,3 milhões, representando 5,4% da população nessa faixa etária. A maior concentração estava no Nordeste, com 54,7% desse total (cerca de 5,1 milhões de indivíduos), enquanto a Região Sudeste abrigava 22,8% (aproximadamente 2,1 milhões). Dito isso, essa pesquisa tem como objetivo geral: reflitir acerca do ensino durante a alfabetização e sua relação com a consciência fonológica (CF), e como objetivos específicos: (i) compreender o conceito de alfabetização; (ii) observar a temática da alfabetização e sua relação com consciência fonológica no âmbito das pesquisas acadêmicas; (iii) verificar como a temática da consciência fonológica é estabelecida na Base Nacional Comum Curricular. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica. Em relação á fundamentação teórica, nos embasamos nos estudos de Adams et al (2006) e Savage (2015) que aborda como a capacidade de compreender e manipular os aspectos sonoros da linguagem falada, enquanto Alves (2012) enfatiza o conceito de consciência fonológica e seus diferentes níveis de desenvolvimento, incluindo a consciência silábica, intrassilábica e fonêmica. Assim como Roberto (2016), que destaca que o desenvolvimento da consciência fonológica é o ponto de partida para a aprendizagem da leitura e da escrita, dentre outros pressupostos teóricos. Os resultados preliminares apontam que embora a a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traga orientações que mencionam habilidades relacionadas à percepção e manipulação dos sons da fala, essas diretrizes nem sempre são devidamente exploradas nos planejamentos escolares ou nos programas de formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.