ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: REFLEXÕES TEÓRICAS E IMPLICAÇÕES NA BNCC
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133086 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5588 "inscrito_id" => 1857 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: REFLEXÕES TEÓRICAS E IMPLICAÇÕES NA BNCC" "resumo" => "Ao pensar na questão da alfabetização, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada no ano de 2023, apontam que o número de pessoas com 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever chegou a 9,3 milhões, representando 5,4% da população nessa faixa etária. A maior concentração estava no Nordeste, com 54,7% desse total (cerca de 5,1 milhões de indivíduos), enquanto a Região Sudeste abrigava 22,8% (aproximadamente 2,1 milhões). Dito isso, essa pesquisa tem como objetivo geral: reflitir acerca do ensino durante a alfabetização e sua relação com a consciência fonológica (CF), e como objetivos específicos: (i) compreender o conceito de alfabetização; (ii) observar a temática da alfabetização e sua relação com consciência fonológica no âmbito das pesquisas acadêmicas; (iii) verificar como a temática da consciência fonológica é estabelecida na Base Nacional Comum Curricular. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica. Em relação á fundamentação teórica, nos embasamos nos estudos de Adams et al (2006) e Savage (2015) que aborda como a capacidade de compreender e manipular os aspectos sonoros da linguagem falada, enquanto Alves (2012) enfatiza o conceito de consciência fonológica e seus diferentes níveis de desenvolvimento, incluindo a consciência silábica, intrassilábica e fonêmica. Assim como Roberto (2016), que destaca que o desenvolvimento da consciência fonológica é o ponto de partida para a aprendizagem da leitura e da escrita, dentre outros pressupostos teóricos. Os resultados preliminares apontam que embora a a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traga orientações que mencionam habilidades relacionadas à percepção e manipulação dos sons da fala, essas diretrizes nem sempre são devidamente exploradas nos planejamentos escolares ou nos programas de formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1857_TB5588_08042025104650.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA MARIA SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "julia.alves@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133086 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5588 "inscrito_id" => 1857 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: REFLEXÕES TEÓRICAS E IMPLICAÇÕES NA BNCC" "resumo" => "Ao pensar na questão da alfabetização, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada no ano de 2023, apontam que o número de pessoas com 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever chegou a 9,3 milhões, representando 5,4% da população nessa faixa etária. A maior concentração estava no Nordeste, com 54,7% desse total (cerca de 5,1 milhões de indivíduos), enquanto a Região Sudeste abrigava 22,8% (aproximadamente 2,1 milhões). Dito isso, essa pesquisa tem como objetivo geral: reflitir acerca do ensino durante a alfabetização e sua relação com a consciência fonológica (CF), e como objetivos específicos: (i) compreender o conceito de alfabetização; (ii) observar a temática da alfabetização e sua relação com consciência fonológica no âmbito das pesquisas acadêmicas; (iii) verificar como a temática da consciência fonológica é estabelecida na Base Nacional Comum Curricular. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica. Em relação á fundamentação teórica, nos embasamos nos estudos de Adams et al (2006) e Savage (2015) que aborda como a capacidade de compreender e manipular os aspectos sonoros da linguagem falada, enquanto Alves (2012) enfatiza o conceito de consciência fonológica e seus diferentes níveis de desenvolvimento, incluindo a consciência silábica, intrassilábica e fonêmica. Assim como Roberto (2016), que destaca que o desenvolvimento da consciência fonológica é o ponto de partida para a aprendizagem da leitura e da escrita, dentre outros pressupostos teóricos. Os resultados preliminares apontam que embora a a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traga orientações que mencionam habilidades relacionadas à percepção e manipulação dos sons da fala, essas diretrizes nem sempre são devidamente exploradas nos planejamentos escolares ou nos programas de formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1857_TB5588_08042025104650.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA MARIA SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "julia.alves@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }