Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MONITORIA COMO REFLEXÃO DA TEORIA E PRÁTICA NA VIDA DO GRADUANDO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar parte de uma pesquisa iniciada por meio do Programa de Monitoria da disciplina de Avaliação da Aprendizagem, ofertada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Deputado Jesualdo Cavalcanti, município de Corrente-PI. Logo, procurou evidenciar o impacto do programa na dimensão pedagógica que envolve o aprendizado dos graduandos envolvidos e suas percepções sobre as experiências vivenciadas durante as pesquisas na formação inicial. Para o desenvolvimento da pesquisa em tela, utilizamos a abordagem qualitativa ao estudarmos os aspectos sobre a realidade dos sujeitos diante dos estudos da literatura teórica e do desenvolvimento das atividades práticas como vinculadas a compreensão significativa do ensino e aprendizagem na investigação educacional. As etapas e métodos utilizados sobre as implicações dessa experiência durante o processo educativo, proporcionou refletir as questões sobre os diversos temas que incide na docência no âmbito da monitoria estudantil. O procedimento metodológico da pesquisa foi a aplicação do questionário aplicado aos estudantes que participaram do projeto, seguido da revisão da literatura sobre os aspectos da importância da Avaliação da Aprendizagem e Interdisciplinaridade Pedagógica. Fundamentamos nossa análise em autores de referência como Jussara Hoffmann (2007), Luckesi (2011), Libâneo (2013) e Paulo Freire (1996). Portanto, a pesquisa visou integrar conhecimentos pedagógicos que estão sendo desenvolvidos e percebidos pelos discentes durante o percurso no Ensino Superior, tanto dos cursos de licenciaturas como dos Bacharelados. Como resultado, espera-se que essa abordagem gere maior conscientização sobre os aspectos pedagógicos que estão dispostos no processo de ensino e aprendizagem no discente do Ensino Superior, como elemento capaz de promover a reflexão crítica sobre a importância necessária e autorreflexiva que deve existir na avaliação da aprendizagem no contexto pedagógico.

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