FILOSOFIA E PROJETOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERFACE PEDAGÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132690 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5058 "inscrito_id" => 8280 "titulo" => "FILOSOFIA E PROJETOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERFACE PEDAGÓGICA" "resumo" => "A criação de projetos científicos desenvolvidos na disciplina Filosofia revela uma poderosa interface entre o rigor metodológico da ciência e a profundidade reflexiva do pensamento filosófico. Esse recurso educacional promove o desenvolvimento dos alunos ao incentivar o engajamento, estimular o raciocínio lógico e o senso crítico, e capacitá-los a formular questões científicas originais e relevantes, enriquecidas por arcabouços conceituais filosóficos que transcendem a mera aplicação técnica. Com base nesses apontamentos, a presente pesquisa lançou mão desse recurso, criando duas equipes de pesquisadores em turmas de segundo ano do ensino médio na Escola SESI Firjan de Benfica, Rio de Janeiro, RJ. O estudo investiga como essa integração curricular, ao aliar a precisão da metodologia científica com a amplitude da reflexão filosófica, impactou a capacidade desses estudantes de conceberem, desenvolverem e analisarem criticamente seus projetos científicos. A análise explora a influência da Filosofia da Ciência na estruturação epistemológica e metodológica dos projetos desenvolvidos pelas equipes, observando como os conceitos filosóficos auxiliaram na formulação de hipóteses testáveis e na avaliação da validade do conhecimento construído. Adicionalmente, examina-se o papel da Ética e da Filosofia Política na análise das implicações morais, sociais e ambientais inerentes aos temas científicos e tecnológicos escolhidos pelos alunos, fomentando uma abordagem mais responsável e alinhada com o bem comum. Através da análise qualitativa dos projetos desenvolvidos pelas equipes e da observação do processo de pesquisa, busca-se demonstrar como a Filosofia não apenas contextualizou o conhecimento científico, mas também estimulou o questionamento dos pressupostos e limites da ciência. Essa sinergia possibilitou que os projetos abordassem problemas complexos de forma mais abrangente, considerando suas dimensões éticas e sociais, e incentivando a busca por soluções inovadoras e socialmente justas no contexto específico da realidade escolar e local. Conclui-se que a articulação entre a Filosofia e a prática científica em projetos educacionais no ambiente do SESI Firjan de Benfica enriqueceu a formação integral dos alunos, preparando-os para serem cidadãos e futuros profissionais mais conscientes, críticos e capazes de contribuir para um futuro científico e tecnológico mais ético e sustentável, evidenciando o potencial da interdisciplinaridade para o desenvolvimento de competências essenciais no ensino médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8280_TB5058_07042025113444.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISIANE ROBERTA DOS SANTOS DO COUTO" "autor_nome_curto" => "GISIANE COUTO" "autor_email" => "gisi_beta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132690 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5058 "inscrito_id" => 8280 "titulo" => "FILOSOFIA E PROJETOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERFACE PEDAGÓGICA" "resumo" => "A criação de projetos científicos desenvolvidos na disciplina Filosofia revela uma poderosa interface entre o rigor metodológico da ciência e a profundidade reflexiva do pensamento filosófico. Esse recurso educacional promove o desenvolvimento dos alunos ao incentivar o engajamento, estimular o raciocínio lógico e o senso crítico, e capacitá-los a formular questões científicas originais e relevantes, enriquecidas por arcabouços conceituais filosóficos que transcendem a mera aplicação técnica. Com base nesses apontamentos, a presente pesquisa lançou mão desse recurso, criando duas equipes de pesquisadores em turmas de segundo ano do ensino médio na Escola SESI Firjan de Benfica, Rio de Janeiro, RJ. O estudo investiga como essa integração curricular, ao aliar a precisão da metodologia científica com a amplitude da reflexão filosófica, impactou a capacidade desses estudantes de conceberem, desenvolverem e analisarem criticamente seus projetos científicos. A análise explora a influência da Filosofia da Ciência na estruturação epistemológica e metodológica dos projetos desenvolvidos pelas equipes, observando como os conceitos filosóficos auxiliaram na formulação de hipóteses testáveis e na avaliação da validade do conhecimento construído. Adicionalmente, examina-se o papel da Ética e da Filosofia Política na análise das implicações morais, sociais e ambientais inerentes aos temas científicos e tecnológicos escolhidos pelos alunos, fomentando uma abordagem mais responsável e alinhada com o bem comum. Através da análise qualitativa dos projetos desenvolvidos pelas equipes e da observação do processo de pesquisa, busca-se demonstrar como a Filosofia não apenas contextualizou o conhecimento científico, mas também estimulou o questionamento dos pressupostos e limites da ciência. Essa sinergia possibilitou que os projetos abordassem problemas complexos de forma mais abrangente, considerando suas dimensões éticas e sociais, e incentivando a busca por soluções inovadoras e socialmente justas no contexto específico da realidade escolar e local. Conclui-se que a articulação entre a Filosofia e a prática científica em projetos educacionais no ambiente do SESI Firjan de Benfica enriqueceu a formação integral dos alunos, preparando-os para serem cidadãos e futuros profissionais mais conscientes, críticos e capazes de contribuir para um futuro científico e tecnológico mais ético e sustentável, evidenciando o potencial da interdisciplinaridade para o desenvolvimento de competências essenciais no ensino médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8280_TB5058_07042025113444.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISIANE ROBERTA DOS SANTOS DO COUTO" "autor_nome_curto" => "GISIANE COUTO" "autor_email" => "gisi_beta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }