OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE DISCENTES NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132646 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5001 "inscrito_id" => 10902 "titulo" => "OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE DISCENTES NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A escrita é uma tecnologia desenvolvida pelo homem, sendo, portanto, uma ação complexa, exigindo preparação e criatividade, principalmente, quando se trata de alunos que estão no Ensino Médio, quando, em tese, a escrita deveria estar mais desenvolvida. Contudo, muitos estudantes apresentam dificuldades na produção textual, e sentem-se impotentes e frustrados diante das demandas de vários professores. Como subterfúgios, os alunos recorrem a recursos de inteligência artificial como facilitadores, que executam a pronto atendimento o solicitado. Nessa direção, o presente estudo tem por objetivo explorar as consequências da utilização descomedida da Inteligência Artificial no processo educativo, estritamente no que diz respeito à produção textual. O estudo se alicerça em uma pesquisa bibliográfica conforme Gil (2002), visando à análise crítica de um aporte teórico qualificado acerca do tema tratado, dentre esses autores núcleo: Castells (2003), Morozov (2011), Selwyn (2017), Carr (2020) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). As análises sinalizam a necessidade de formação continuada docente com vista a depreender e implementar o uso de softwares que captem o plágio por meio das IAs utilizadas pelos estudantes, bem como os dados também apontam à necessidade de impulsionar o redirecionamento do uso da ferramenta em questão, com o fito de potencializar a busca de informações que substanciem as produções escritas dos estudantes, possibilitando a este o exercício de sua autonomia intelectual." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10902_TB5001_07042025014252.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO RICARDO FERNANDES ROCHA" "autor_nome_curto" => "RICARDO ROCHA" "autor_email" => "prferocha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132646 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5001 "inscrito_id" => 10902 "titulo" => "OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE DISCENTES NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A escrita é uma tecnologia desenvolvida pelo homem, sendo, portanto, uma ação complexa, exigindo preparação e criatividade, principalmente, quando se trata de alunos que estão no Ensino Médio, quando, em tese, a escrita deveria estar mais desenvolvida. Contudo, muitos estudantes apresentam dificuldades na produção textual, e sentem-se impotentes e frustrados diante das demandas de vários professores. Como subterfúgios, os alunos recorrem a recursos de inteligência artificial como facilitadores, que executam a pronto atendimento o solicitado. Nessa direção, o presente estudo tem por objetivo explorar as consequências da utilização descomedida da Inteligência Artificial no processo educativo, estritamente no que diz respeito à produção textual. O estudo se alicerça em uma pesquisa bibliográfica conforme Gil (2002), visando à análise crítica de um aporte teórico qualificado acerca do tema tratado, dentre esses autores núcleo: Castells (2003), Morozov (2011), Selwyn (2017), Carr (2020) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). As análises sinalizam a necessidade de formação continuada docente com vista a depreender e implementar o uso de softwares que captem o plágio por meio das IAs utilizadas pelos estudantes, bem como os dados também apontam à necessidade de impulsionar o redirecionamento do uso da ferramenta em questão, com o fito de potencializar a busca de informações que substanciem as produções escritas dos estudantes, possibilitando a este o exercício de sua autonomia intelectual." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10902_TB5001_07042025014252.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO RICARDO FERNANDES ROCHA" "autor_nome_curto" => "RICARDO ROCHA" "autor_email" => "prferocha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }