Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE DISCENTES NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A escrita é uma tecnologia desenvolvida pelo homem, sendo, portanto, uma ação complexa, exigindo preparação e criatividade, principalmente, quando se trata de alunos que estão no Ensino Médio, quando, em tese, a escrita deveria estar mais desenvolvida. Contudo, muitos estudantes apresentam dificuldades na produção textual, e sentem-se impotentes e frustrados diante das demandas de vários professores. Como subterfúgios, os alunos recorrem a recursos de inteligência artificial como facilitadores, que executam a pronto atendimento o solicitado. Nessa direção, o presente estudo tem por objetivo explorar as consequências da utilização descomedida da Inteligência Artificial no processo educativo, estritamente no que diz respeito à produção textual. O estudo se alicerça em uma pesquisa bibliográfica conforme Gil (2002), visando à análise crítica de um aporte teórico qualificado acerca do tema tratado, dentre esses autores núcleo: Castells (2003), Morozov (2011), Selwyn (2017), Carr (2020) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). As análises sinalizam a necessidade de formação continuada docente com vista a depreender e implementar o uso de softwares que captem o plágio por meio das IAs utilizadas pelos estudantes, bem como os dados também apontam à necessidade de impulsionar o redirecionamento do uso da ferramenta em questão, com o fito de potencializar a busca de informações que substanciem as produções escritas dos estudantes, possibilitando a este o exercício de sua autonomia intelectual.

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