SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL : A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132221 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4432 "inscrito_id" => 12648 "titulo" => "SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL : A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA" "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo, aborda a importância da socialização na educação infantil, destacando como o ambiente familiar e escolar contribui para o desenvolvimento das crianças. Assim, essa investigação tem como base as teorias de Émile Durkheim, Jean Piaget e entre outros autores, o presente artigo analisa a evolução histórica com recorte no período da idade media, no qual a criança era vista como mini -adulto e o principal meio de interação ocorria por meio da aprendizagem prática, sem a intervenção direta da família ou da escola. Sendo assim a convivência com os adultos e a realização de tarefas cotidianas eram a principal forma de educação. Entretanto, com o passar dos séculos e o avanço das teorias pedagógicas, uma nova visão sobre a infância surgiu, reconhecendo a importância da Educação Infantil e da participação ativa da família nesse processo, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), a socialização da criança deve ser orientada por práticas pedagógicas que promovam interações, brincadeiras e experiências sensoriais que estimulem o autoconhecimento, a expressão da individualidade e o respeito pelos ritmos de cada criança. Dessa forma essas práticas visam tanto o desenvolvimento da aprendizagem cognitiva como também as habilidades sociais, emocionais e morais. Nesse contexto a pesquisa aborda que a socialização da criança deve ser um processo dinâmico que envolva tanto a escola quanto a família, pois ambos promove o desenvolvimento integral da criança e preparando-a para futuras interações sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12648_TB4432_07042025164649.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jaqueline.almeida.silva@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132221 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4432 "inscrito_id" => 12648 "titulo" => "SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL : A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA" "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo, aborda a importância da socialização na educação infantil, destacando como o ambiente familiar e escolar contribui para o desenvolvimento das crianças. Assim, essa investigação tem como base as teorias de Émile Durkheim, Jean Piaget e entre outros autores, o presente artigo analisa a evolução histórica com recorte no período da idade media, no qual a criança era vista como mini -adulto e o principal meio de interação ocorria por meio da aprendizagem prática, sem a intervenção direta da família ou da escola. Sendo assim a convivência com os adultos e a realização de tarefas cotidianas eram a principal forma de educação. Entretanto, com o passar dos séculos e o avanço das teorias pedagógicas, uma nova visão sobre a infância surgiu, reconhecendo a importância da Educação Infantil e da participação ativa da família nesse processo, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), a socialização da criança deve ser orientada por práticas pedagógicas que promovam interações, brincadeiras e experiências sensoriais que estimulem o autoconhecimento, a expressão da individualidade e o respeito pelos ritmos de cada criança. Dessa forma essas práticas visam tanto o desenvolvimento da aprendizagem cognitiva como também as habilidades sociais, emocionais e morais. Nesse contexto a pesquisa aborda que a socialização da criança deve ser um processo dinâmico que envolva tanto a escola quanto a família, pois ambos promove o desenvolvimento integral da criança e preparando-a para futuras interações sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12648_TB4432_07042025164649.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jaqueline.almeida.silva@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }