Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA MEDIADORA E INCLUSÃO: A BIBLIOTERAPIA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESCOLARES AUTISTAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga a biblioterapia como uma estratégia inclusiva para escolares autistas, utilizando a abordagem dialógica de leitura (RECALL), a partir do modelo de perguntas CROWD para estimular a compreensão e a inferência durante a leitura. A pesquisa de caráter bibliográfico, pelo viés catográfico, analisa como a mediação literária contribui para o desenvolvimento emocional e social de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir de uma revisão de estudos relevantes, como os de Nunes e Walter (2020) sobre o CROWD, e as contribuições de Caldin (2024), que destaca a biblioterapia como uma prática terapêutica que cuida do ser por meio da literatura, a pesquisa mapeia os impactos destas tipologias de abordagens no processo de inclusão escolar. Segundo Caldin (2024), a biblioterapia promove uma relação de cuidado que permite ao aluno expressar suas emoções e desenvolver habilidades sociais e cognitivas de maneira terapêutica. Os resultados indicam que a leitura mediada favorece a participação ativa dos alunos, promovendo a interação social, a expressão emocional e o desenvolvimento cognitivo. Conclui-se que a biblioterapia, combinada com a leitura dialógica, oferece um ambiente inclusivo e respeita as singularidades dos alunos autistas, contribuindo para uma educação mais integradora e eficaz.

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