Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO PROGRAMA ARBORETUM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste trabalho, compartilho as experiências e aprendizados adquiridos durante meu estágio no Programa Arboretum, localizado em Teixeira de Freitas-BA, com foco na integração da teoria com a prática na área de Educação Ambiental Não Formal. O estágio proporcionou vivências práticas em um ambiente educativo alternativo, permitindo o contato com metodologias diversificadas e ampliando a compreensão sobre a atuação do biólogo fora do ambiente escolar. O referencial teórico-metodológico apoiou-se em autores como Selma Garrido Pimenta, que enfatiza a importância de integrar teoria e prática no processo educativo, especialmente em contextos não formais. Durante o estágio, participei de atividades como beneficiamento de sementes, manejo de viveiro e educação ambiental com crianças, jovens e idosos, promovendo uma aproximação direta com a natureza e a sensibilização socioambiental. A metodologia adotada incluiu uma organização rotativa entre os diferentes setores do programa, como Educação Ambiental, Herbário, Laboratório de Sementes e Viveiro Florestal, permitindo uma formação abrangente. A Educação Ambiental foi um dos pilares do estágio, contribuindo para a formação de uma consciência crítica sobre sustentabilidade e preservação ambiental, além de promover atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente. A vivência no estágio evidenciou a necessidade de práticas interdisciplinares e metodologias ativas na educação ambiental, fortaleceu minha compreensão sobre as múltiplas possibilidades pedagógicas fora da sala de aula e me ajudou a desenvolver uma postura ética e sustentável. Este estágio se mostrou uma experiência formativa importante, pois me proporcionou uma vivência prática que me preparou para atuar em diferentes contextos e desafios, evidenciando a relevância dos espaços não escolares na aprendizagem significativa e no desenvolvimento de atitudes conscientes.

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