O AXÉ MUSIC COMO PROCESSO EDUCATIVO DO IFMA CAMPUS BARRA DO CORDA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132030 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4180 "inscrito_id" => 591 "titulo" => "O AXÉ MUSIC COMO PROCESSO EDUCATIVO DO IFMA CAMPUS BARRA DO CORDA" "resumo" => "O axé music, surgido na Bahia nos anos 1980, é mais do que um ritmo festivo; é uma fusão de influências afro-brasileiras e caribenhas que se tornou um fenômeno cultural nacional. Apesar de seu sucesso, o axé music, que deriva de um movimento maior chamado axé, ainda sofre preconceitos atrelados principalmente ao racismo, sendo frequentemente reduzido a um "ritmo de Carnaval" — muitas vezes menosprezado ou considerado uma expressão cultural menor durante os demais períodos do ano. Porém, o axé carrega em suas batidas histórias de resistência, identidade negra, religiosidade e alegria, extrapolando os limites impostos ao movimento e mantendo viva sua relevância na constituição da cultura brasileira. Assim, em 2023, o grupo artístico do IFMA Campus Barra do Corda decidiu desafiar esses estereótipos, adotando o axé como tema de estudo. Durante o ano, os alunos exploraram suas raízes históricas, analisaram letras que refletem a cultura afro-brasileira e, principalmente, mostraram que esse gênero merece reconhecimento o ano todo. Com isso, o projeto desenvolvido culminou em uma apresentação artística no evento de artes da rede IFMA, o Enarte, onde o grupo levou o axé para o palco com música, dança e toda a expressão cultural inerente a esse ritmo. Assim, o presente artigo, organizado como relato de experiência, apresentará os percursos e discussões resultantes do desenvolvimento do projeto sobre o axé music como um importante recurso de ensino e aprendizagem dentro da perspectiva antirracista e das questões étnico-raciais, revelando ser não apenas um ritmo, mas um movimento que carrega em si a resistência da cultura negra." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID591_TB4180_26032025195800.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS SOUSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Lucas Sousa" "autor_email" => "lucassousadossantos65@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132030 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4180 "inscrito_id" => 591 "titulo" => "O AXÉ MUSIC COMO PROCESSO EDUCATIVO DO IFMA CAMPUS BARRA DO CORDA" "resumo" => "O axé music, surgido na Bahia nos anos 1980, é mais do que um ritmo festivo; é uma fusão de influências afro-brasileiras e caribenhas que se tornou um fenômeno cultural nacional. Apesar de seu sucesso, o axé music, que deriva de um movimento maior chamado axé, ainda sofre preconceitos atrelados principalmente ao racismo, sendo frequentemente reduzido a um "ritmo de Carnaval" — muitas vezes menosprezado ou considerado uma expressão cultural menor durante os demais períodos do ano. Porém, o axé carrega em suas batidas histórias de resistência, identidade negra, religiosidade e alegria, extrapolando os limites impostos ao movimento e mantendo viva sua relevância na constituição da cultura brasileira. Assim, em 2023, o grupo artístico do IFMA Campus Barra do Corda decidiu desafiar esses estereótipos, adotando o axé como tema de estudo. Durante o ano, os alunos exploraram suas raízes históricas, analisaram letras que refletem a cultura afro-brasileira e, principalmente, mostraram que esse gênero merece reconhecimento o ano todo. Com isso, o projeto desenvolvido culminou em uma apresentação artística no evento de artes da rede IFMA, o Enarte, onde o grupo levou o axé para o palco com música, dança e toda a expressão cultural inerente a esse ritmo. Assim, o presente artigo, organizado como relato de experiência, apresentará os percursos e discussões resultantes do desenvolvimento do projeto sobre o axé music como um importante recurso de ensino e aprendizagem dentro da perspectiva antirracista e das questões étnico-raciais, revelando ser não apenas um ritmo, mas um movimento que carrega em si a resistência da cultura negra." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID591_TB4180_26032025195800.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS SOUSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Lucas Sousa" "autor_email" => "lucassousadossantos65@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }